Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

ICNF apresenta em Chaves Programa Regional de Ordenamento Florestal de Trás-os-Montes e Alto Douro

Sessao publica 1 1024 2500
16 Abril 2018

No âmbito do processo de discussão pública em curso até 23 de abril

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, presidiu na passada sexta-feira à sessão pública de apresentação do Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF) de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Chaves. O encontro ocorreu no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e contou com participação técnica do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF).

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Chaves considerou este espaço de discussão interessante e privilegiado, desejando que possa ser útil. Para Nuno Vaz, se os planos, quer de âmbito nacional, regional ou local, não forem suficientemente discutidos e participados por todos aqueles que planeiam, concebem e validam no terreno, não terão o êxito desejado.

No enquadramento do Plano, o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural fez uma abordagem aos problemas existentes, dando enfase às medidas já implementadas bem como a executar a curto prazo, nomeadamente a criação de parques de madeira, o desenvolvimento das zonas de intervenção florestal e estabilização de emergência e a recuperação das áreas ardidas. A longo prazo, será a implementação do Plano Regional de Ordenamento Florestal e ainda os apoios públicos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional 2020.

Organizada pelo ICNF, a iniciativa insere-se no âmbito do processo de discussão pública em curso até 23 de abril.