Passar para o Conteúdo Principal

logotipo

pesquisar
 

Parque Botânico e Zoológico da Quinta do Rebentão

imagem
Neste espaço o visitante pode usufruir da natureza em todo o seu esplendor e contemplar os animais em ambiente natural (gamos, póneis, javalis, cabras, aves,..).

Assim sendo, o Parque desempenha uma das mais importantes funções das zonas verdes, o contato com a natureza fonte de equilíbrio psicológico. Esta função é potenciada pela aparente desorganização espacial do Parque, resultante da recusa do modelo de jardim ou parque formal. De fato no Parque Biológico procura-se preservar a paisagem típica da região.

imagem

No Parque Biológico e Zoológico, mais importante do que aprender o nome das árvores ou das aves, é compreender o contraste, escapar da estrada e penetrar nos caminhos, deixar para trás o ruído dos carros e ouvir os pássaros, o marulhar do ribeiro e contemplar o lago, beneficiando, também, de um circuito de manutenção que o ajudará na prática de exercício físico.

Assim se abrem os olhos e os espíritos para a necessidade de planear o território, de manter amplos espaços verdes nas cidades, de proteger os rios, a fauna, a flora, a construção tradicional, todo um conjunto de valores referenciais da nossa civilização.

No Parque encontra, ainda, a Quinta Pedagógica que desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar às crianças o convívio com elementos considerados fundamentais à vida do homem, nomeadamente o campo, os animais e as tradições rurais. É, assim, potenciado o convívio na medida em que se promove a partilha de experiências.

imagem

A equipa da Quinta Pedagógica organiza visitas que permitem participar em atividades relacionadas com a vida numa quinta, como:

  • Preparação de terrenos, sementeiras e colheitas;
  • Tratamento e observação de animais, sua relação com o ambiente, modo de vida e alimentação;

Para além destas atividades também pode fazer observação de aves (Birdwatching).