Passar para o Conteúdo Principal

logotipo

pesquisar
 

Viagem galaico-romana na cidade de Aquae Flaviae

Festa dos povos 1 1024 2500
11 Agosto 2017

A partir de 18 de agosto, a recriação histórica vai transformar o centro da cidade de Aquae Flaviae num cenário mágico, com os romanos a usufruírem das propriedades nas nascentes das águas termais de Aquae Flaviae.

O evento de recriação galaico-romana que Chaves promove há cinco anos consecutivos vai contar com mais uma edição, entre os dias 18 e 20 de agosto, conjugando a história, com o património, a gastronomia e muita animação. O certame foi apresentado hoje em conferência de imprensa.

A Festa dos Povos em Aquae Flaviae retrata um período específico da história nacional e local, inspirando-se no Império de Tito Flávio Vespasiano. Dois mil anos depois, os romanos voltam a “invadir” a cidade flaviense, que será palco de inúmeras iguarias gastronómicas, um jantar galaico-romano sobre a Ponte Romana de Trajano, festins de bebidas, saberes ancestrais, simulações bélicas entre galaicos e romanos, recriações mitológicas, interpretações musicais e bailados, circus maximus (luta entre gladiadores e jogo com varapaus) e vários cortejos diurnos e noturnos pelas principais artérias da cidade.

Ao longo dos três dias, num fim-de-semana muito divertido, legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros, encantadores de serpentes e até divindades vão retratar o quotidiano (galaico-romano), nesta viagem que inclui a realização de um mercado galaico-romano.

A Festa dos Povos em Aquae Flaviae, que no ano passado atraiu mais de 65 mil visitantes, vai contar, nesta quinta edição, com mais de 100 mercadores, artesãos e artífices numa feira franca, áreas temáticas (desde o artesanato, produtos agroalimentares, restauração, cetraria, serpentes, entre outras), 30 espetáculos de animação, e 4 acampamentos (acampamento galaico; dos soldados pretorianos – Guarda de Honra do Imperador; da Legiao VII Gemina Felix; e acampamento com jaulas onde estão encarcerados os gladiadores), bem como diversas atividades para os mais novos num acampamento infantil.

Durante o certame, os flavienses envolvem-se nesta festa e vivem a magia de regressar às origens galaico-romanas. O certame contará com centenas de figurantes, muita animação e folia.

Do programa também faz parte a terceira edição dos Jogos de Aquae Flaviae, com o envolvimento das Juntas de Freguesia; cortejos diurnos e noturnos; tortura de escravos; bailados; entre muitas outras atividades.

A iniciativa, que pretende valorizar a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e da constante afirmação da identidade da memória coletiva, é organizada pela Câmara de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.


Origem de Aquae Flaviae

Recorde-se que as legiões romanas chegaram ao território há cerca de dois milénios. Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações, edificaram a primeira muralha que envolveu o aglomerado populacional, construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas minerais, implantaram balneários termais, exploraram filões auríferos e outros recursos. Este núcleo urbano adquiriu tanta importância, nessa época, que foi elevado à categoria de município, quando no ano 79 dominava Vespasiano, primeiro César da Família Flavia. É esta a origem de Aquae Flaviae, designação antiga da atual cidade de Chaves.

PROGRAMA
Alameda de Trajano

SEXTA 18 AGO. MMXVII

19h00 Cortejo Inaugural - Atear da Chama
19h00 Abertura Mercado Galaico-Romano
(Artífices a trabalharem ao vivo, Acampamento Galaico, Acampamento de Guarda de Honra do Imperador e Acampamento da Legião VII Gemina Felix)
20h00 Jantar Galaico-Romano (Ponte Romana de Trajano)
21h30 Música e Bailados de Aqvae Flaviae
22h00 Cortejo Noturno por Aquae Flaviae
23h00 Espetáculo – “Forja de Vulcano e Atear da Chama”

SÁBADO 19 AGO. MMXVII

15h00 Abertura Mercado Galaico-Romano
(Artífices a trabalharem ao vivo, Acampamento Galaico, Acampamento de Guarda de Honra do Imperador e Acampamento da Legião VII Gemina Felix)
15h30 Cetraria, as Maiores Aves do Império
16h00 Música e Bailados de Aqvae Flaviae
16h30 A Arte do Encantador de Serpentes
17h00 Circus Maximus
18h30 Cortejo Galaico-Romano por Aquae Flaviae
22h00 Cortejo Noturno por Aquae Flaviae
23h00 Espetáculo - “As Ninfas das Termas e do Rio Tâmega”

DOMINGO 20 AGO. MMXVII

9h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30 - III Jogos Populares de Aquae Flaviae
15h00 Abertura Mercado Galaico-Romano (Artífices a trabalharem ao vivo, Acampamento Galaico, Acampamento de Guarda de Honra do Imperador e Acampamento da Legião VII Gemina Felix)
15h30 Cetraria, as Maiores Aves do Império
16h00 Música e Bailados de Aqvae Flaviae
16h30 A Arte do Encantador de Serpentes
17h30 Circus Maximus
18h30 Cortejo Galaico-Romano por Aquae Flaviae
22h00 Espetáculo de Encerramento - “Spartaculina, a gladiadora rebelde”