Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Município, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo promovem iniciativa de conservação do curso de água do Ribelas

06 Junho 2017

Teve lugar ontem de manhã (5 de junho) uma das iniciativas previstas na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a “Ação de Limpeza – Vamos Preservar o Ribelas!”, cuja dinâmica contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e com o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.

Alunos acompanhados de duas docentes foram “sensíveis” e “sensibilizados” no que respeita à preservação e conservação de um curso de água que atravessa o centro de Chaves, desaguando no Rio Tâmega, o principal curso de água cidade.

Destaque-se o trabalho prévio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que efetuou uma limpeza e desbaste de algumas ervas e infestantes, que, sem essa manobra, não teria sido facilitado o acesso ao Ribelas, nem possibilitado a remoção de alguns resíduos, pois só se tornaram visíveis após a passagem da Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, Hugo Silva, que acompanhou esses trabalhos iniciais.

Ao longo de duas horas, cerca de 15 alunos, técnicos do Município de Chaves e docentes da Escola Secundária Dr. António Granjo vestiram-se a rigor para promover uma limpeza ao longo de um troço do Ribelas, num total de cerca de 250 metros lineares.

Foram 10 sacos com capacidade para 200 litros cada e ainda outros resíduos que, pelas suas dimensões e tipologias, não foi possível acondicionar no interior dos sacos existentes para o efeito.

Apesar de ter sido efetuada uma separação dos resíduos, por tipologia e fileira a que os mesmos pertencem, em termos técnicos, os resíduos não apresentavam qualidade suficiente para serem encaminhados para reciclagem, devido ao seu abandono ter ocorrido em meio aquático.

Rodas de veículos, com pneus e jantes, estores de janelas, vidros, resíduos de construção e demolição, foram recolhidos para dois veículos pertencentes ao Município para encaminhamento.

Importa salientar, nesta ação, a capacidade que os participantes tiveram para promover uma limpeza adequada do curso de água, mostrando, com esta iniciativa, que puderam desenvolver conceitos diferentes relativamente ao abandono de resíduos, em especial no meio aquático, e suas consequências sobre o ambiente, sobre a qualidade de vida e saúde humana e, ainda, na biodiversidade dulciaquícola. Foi possível observar e apanhar, para efeitos de estudo, a espécie de “lagostim de água doce” ou “lagostim-vermelho” cujo nome científico é “Astacus astacus”, revelando assim a necessidade em preservar este curso de água.

O Município de Chaves conseguiu, assim, promover um efeito de sensibilização imediata junto dos alunos e docentes participantes nesta iniciativa. Para além das manobras de limpeza, foi ainda promovida uma sessão de esclarecimento “in-loco” sobre a importância da separação de resíduos, bem como a sua correta gestão, sendo estes dois princípios básicos que fomentam e potenciam a “economia circular”, visando a reciclagem dos resíduos.

A autarquia agradece o envolvimento de todos, pois, dando enfase às práticas ambientais corretas, “O melhor resíduo é aquele que não se produz”. Com esta iniciativa, o Município conseguiu recolher, no total, cerca de 2 m3 de resíduos das várias tipologias anteriormente especificados, contudo, inviáveis à sua valorização/reciclagem.

Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_2
Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_3
Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_4
Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_5
Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_6
Iniciativa_de_conservacao_do_Ribelas_7