Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Delegação flaviense promove Chaves em visita à cidade francesa de Neuilly-sur-Seine

16 Novembro 2016

O Município de Chaves fez-se representar, entre os dias 10 e 13 de novembro, com uma delegação na cidade francesa de Neuilly-sur-Seine, participando na Festa da Castanha, organizada pela Associação Cultural Portuguesa daquela cidade, cuja Presidente é uma conterrânea flaviense, Ana Isabel Leite.

No dia 11 de novembro, a comitiva flaviense foi convidada a participar na cerimónia comemorativa do fim da Primeira Guerra Mundial, onde foi depositada uma coroa de flores na Câmara Municipal em homenagem aos mortos da Grande Guerra. Seguiu-se a visita a vários monumentos e celebração de missa na majestosa igreja de S. Pedro, onde estiveram presentes várias personalidades.

Na autarquia de Neuilly-sur-Seine, o Presidente Jean Christophe Fromantin agradeceu a presença da delegação flaviense, fazendo votos de que esta visita sirva para estreitar ainda mais os laços que já existem entre as duas cidades. Também o Vereador da Câmara Municipal de Chaves, João Neves, agradeceu pelo acolhimento e simpatia, apresentando uma breve descrição da cidade, onde realçou os principais motivos de atração turística, e deixou um convite aos habitantes de Neuilly para frequentarem as Termas de Chaves e elegerem a nossa cidade como uma segunda casa para viver.

Da parte de tarde, decorreu a já tradicional Festa da Castanha, onde a castanha transmontana foi rainha, servindo de mote para a festa convívio entre os emigrantes que trabalham na região parisiense. Também não faltaram vários produtos locais flavienses que estiveram à venda no certame, com destaque para o afamado Pastel de Chaves.

No dia 12 de novembro, após uma visita cultural pelos principais locais de interesse de Neuilly, procedeu-se a uma reunião de trabalho, onde foram abordados diversos temas como a promoção de produtos locais, termas, empresas e cultura.

Relativamente aos produtos locais ficou a promessa feita pelo Conselheiro Municipal, Serge Vinent Garro, em estabelecer contactos com associações de produtores e comerciantes locais para ajudar a escoar os produtos flavienses.

As Termas de Chaves são também um forte atrativo para esta cidade francesa, da qual virá, já no próximo ano, um grupo de 20 pessoas para fazer tratamentos termais, prevendo-se, na opinião do Conselheiro daquela autarquia, Jacques Pirson, a vinda de outros grupos ao longo do tempo.

No campo empresarial, os dois municípios mostraram vontade em encetar um conjunto de parcerias estratégicas, apostar na partilha de informação a partir de áreas como saúde, bioquímica, internet e novas tecnologias, bem como na troca de experiências, beneficiando da experiência de Neuilly na implementação de Start-ups.

Também a temática cultural não foi esquecida, a cidade francesa pretende promover uma semana cultural portuguesa, com partilha de recursos entre os dois municípios, disponibilizando-se Chaves para enviar um grupo musical local e exposições de artes plásticas.

Esta visita da delegação flaviense constitui-se como mais um passo para a promoção de Chaves no exterior e para o estreitamento de laços com um município onde vivem muitos emigrantes portugueses.

Neuilly_3
Neuilly_4
Neuilly_5
Neuilly_6