Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Chaves vai geminar-se com a cidade francesa de Angoulême

Angouleme 1 1 1024 2500
09 Fevereiro 2017

O Município de Chaves vai concretizar mais uma geminação, desta vez com a cidade francesa de Angoulême. Esta geminação é fruto de vários contactos institucionais, daí resultando pontos convergentes em vários domínios comuns aos dois municípios. Para tal, na última reunião de Câmara, no passado dia 3, foi aprovada a carta de compromisso e respetiva geminação.

Refira-se que esta aproximação tem sido reforçada pelos laços de amizade entre as duas cidades, através de visitas a ambos os territórios por comitivas de um e outro município, como aconteceu em outubro passado, com uma visita a Chaves de uma delegação de Angoulême e posteriormente uma visita àquela cidade francesa por parte de uma delegação flaviense, em novembro.

Este acordo pretende, entre outros objetivos, desenvolver e fomentar políticas destinadas à juventude, através de intercâmbios escolares e de outras ações que venham a revelar-se necessárias para o aprofundamento e estreitamento do relacionamento entre as respetivas populações, bem como a permuta e partilha de ações, socioculturais e desportivas e o intercâmbio ao nível do turismo, gestão autárquica e da formação profissional.

Angoulême é uma cidade com cerca de 50.000 habitantes, de origem romana, cercada de muralhas, localizada num planalto com vista para o rio Charente. É caraterizada pela sua riqueza cultural e pela realização de vários festivais de arte, destacando-se o Festival Internacional de banda desenhada.

Recorde-se que a cidade de Chaves está geminada com as cidades de Nampula (Moçambique), Bafatá (Guiné Bissau), Talence (França) e Differdange (Luxemburgo). Mais recentemente, estabeleceu também laços de amizade e cooperação com a cidade francesa de Neuilly-sur-Seine, onde reside uma significativa franja populacional emigrante procedente da região flaviense.