Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Ribeira de Oura

TRILHO RIBEIRA DE OURA

A pequena Rota “Trilho Ribeira de Oura” tem início e fim junto à sede da Associação Vidagustermas, onde está colocado o painel informativo, e percorre parte da freguesia de Oura e da União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho da Paranheiras.

Junto aos portões de entrada do majestoso Vidago Palace Hotel, o percurso acompanha o campo de Golfe do Vidago Palace e passados 800 metros continua pela antiga linha de caminho-de-ferro que unia as localidades de Chaves e Régua, conhecida como linha do Corgo, até à aldeia de Oura.

Nesta aldeia existe um interessante património imóvel, do qual se destaca a Igreja Matriz de Oura, de linhas barrocas, com uma torre sineira galaico portuguesa de dois sinos, datada do Séc. XVIII e cujos vitrais são da autoria do artista e pintor João Vieira, assim como a capela da Srª da Piedade e ancestral pelourinho em granito.

Seguindo em direção a Vila Verde de Oura, o percurso atravessa a Ribeira de Oura sobre uma ponte medieval. De Vila Verde de Oura até Vidago, a Ribeira de Oura é atravessada duas vezes, sendo uma delas efetuada sobre travessas da ponte da Linha do Corgo. Chegando à vila de Vidago, e antes de regressar ao ponto de partida, pode visitar o património local de Vidago, do qual se destaca a Igreja de Nossa Srª da Conceição, de estilo neorromânico e o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago.

Brochura_pr1chv