Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Município de Chaves assina protocolo de adesão ao Programa “Aproximar”

11 Maio 2015


O Município de Chaves assinou, recentemente em Leiria, na pessoa do seu Vice-presidente, Carlos Penas, o Protocolo de adesão ao Programa “Aproximar”, que visa a implementação de uma Loja do Cidadão no concelho, entre outros serviços.

O Programa “Aproximar” surgiu com o objetivo de desenvolver um modelo de proximidade e disponibilidade de serviços públicos junto dos cidadãos. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Chaves e os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega não quiseram ficar de fora deste projeto piloto, que pretende contribuir para a coesão social e territorial e, ao mesmo tempo, dar uma garantia de qualidade e diversidade dos serviços administrativos prestados às populações.

O referido Programa está assente em quatro conceitos diferentes de prestação de serviços, que atuam entre si de forma complementar no desenho de uma solução integrada e inclusiva de serviço público: Loja do Cidadão, Espaço do Cidadão, Programa Portugal Porta-a-Porta e as Carrinhas do Cidadão, sendo que este último vai ser implementado a nível da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro; do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro; do Secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura; do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa; entre outras figuras da Administração Pública nacional e local.

Com esta iniciativa, pretende-se dotar os municípios de serviços que promovam uma relação de proximidade com os cidadãos e as empresas. A implementação deste novo modelo de organização permite a presença física de serviços de Administração Pública ao nível dos vários concelhos, inclusive em locais onde não estavam anteriormente disponíveis e em territórios de média/baixa densidade populacional.

Este projeto pioneiro reúne 41 municípios, de 4 comunidade intermunicipais, que partilham a visão de uma Administração Pública sustentável, próxima dos cidadãos e baseada numa rede eficiente de serviços.