Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Banda luxemburguesa Harmonie Prince Guillaume de visita a Chaves

06 Setembro 2015

No âmbito da geminação que dura há mais de 10 anos com Differdange, Chaves recebeu durante três dias (de 4 a 7 de setembro) a visita da Banda Luxemburguesa de Jovens Harmonie Prince Guillaume. Fundada em 1884, a banda de jazz originária daquela cidade luxemburguesa é uma das mais importantes desse país.

A comitiva, composta por 38 pessoas foi recebida na sexta-feira, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Chaves, pelo Presidente da Câmara, António Cabeleira, pelo Vice-Presidente, Carlos Penas e pelo Vereador da área do Turismo, João Neves. O discurso de boas-vindas ficou a cargo do autarca flaviense, que salientou as boas relações existentes entre as duas cidades – irmãs e aproveitou a presença do grupo para realizar uma breve explicação sobre a história da cidade de Chaves.

Na manhã do dia 5, sábado, alguns elementos tiveram a oportunidade de participar na Caminhada “Rota do Barro Preto”, organizada pelas Termas de Chaves e que os levou até Vilar de Nantes, onde puderam conhecer de perto a realidade dos artesãos do barro preto e da cestaria.

Às 21h30, o Auditório do Centro Cultural de Chaves encheu para o concerto da Harmonie Prince Guillaume, que superou as expectativas de todos os presentes. Durante 1h30, a banda interpretou um variado e divertido programa musical, sob a direção dos Maestros Gilles Krein e Leroy Vandivinit, tocando temas bem conhecidos do público, desde o “Skyfall” da Adele a “Lisboa dos Manjericos” de Amália Rodrigues.

No Domingo, o grupo realizou um passeio pedonal pelo centro-histórico de Chaves e visitou o Arquivo Municipal e os principais museus da cidade flaviense.
Esta foi mais uma iniciativa realizada no âmbito da geminação Chaves-Differdange, cidades que, desde o ano de 2003, procuram estreitar as suas ligações com a realização de eventos comuns de carácter cultural, desportivo e artístico.