Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Município combate o desperdício alimentar com “Cabaz Social”

20 Setembro 2019

No âmbito da iniciativa promovida pela autarquia, sob o mote “Mercado mais verde”, arrancou recentemente a ação “Cabaz Social”, com o objetivo de sensibilizar os produtores do Mercado Local para o combate ao desperdício alimentar, com o aproveitamento dos seus excedentes e respetivo encaminhamento para instituições locais de cariz social.

Para tal, promoveu-se uma campanha de sensibilização, com a abordagem aos produtores, no sentido de verificar a sua disponibilidade para aderir a este projeto, procedendo em simultâneo à sensibilização para o interesse desta ação.

A franca adesão a esta iniciativa permitiu, nas últimas quatro edições do Mercado Local de Produtores, que se realiza todas as quartas-feiras, entregar a diferentes instituições um rico e diversificado cabaz de produtos hortofrutícolas.

A Vereadora da Câmara, Paula Chaves, responsável pelos pelouros das “feiras e mercados” e “ação social”, enaltece “a forma espontânea como muitos dos produtores entregam os seus excedentes, que acabariam por ser depositados no lixo ou encaminhados para a alimentação animal, num ato de altruísmo digno de registo”. “A satisfação com que se entrega a quem mais precisa destes produtos, obriga-nos a tomar consciência da necessidade de continuarmos a apostar em políticas de combate ao desperdício alimentar”, refere ainda a edil.

Recorde-se que esta ação integra num projeto financiado pelo Fundo Ambiental, através da comparticipação de 90% do investimento elegível, com o objetivo de desenvolver a imagem de um “Mercado mais Verde”, que se constitui como uma ferramenta evolutiva da alteração de comportamentos comerciais, ao se focar na criação e divulgação de práticas que integrem as questões ambientais.

Capturar (2)

6
4