Festival N2 encerra 8ª edição com 18 mil visitantes e confirma nova aposta no calendário
O Festival N2 encerrou este domingo a sua 8ª edição com uma afluência de 18 mil visitantes. Realizado, pela primeira vez, no último fim de semana de junho e com um novo formato, distribuído por duas noites e uma tarde, o evento confirmou a sua capacidade de mobilização e o acerto da alteração de datas promovida pela organização.
O elevado nível de afluência demonstra a consolidação do Festival N2 no panorama cultural da região e evidencia que a adesão do público não depende da sazonalidade característica do mês de agosto.
Ao longo de três dias, o Jardim Público de Chaves acolheu 11 concertos e um conjunto de atividades complementares, entre as quais uma iniciativa de xadrez, desenvolvida em parceria com a Academia Philanderkas, espaços de interação com o público, sorteios de vouchers para as Termas de Chaves e um menu especial de almoço no domingo.
Entre os momentos mais marcantes da edição destacou-se a atuação de Buba Espinho, acompanhada pelo Coro Infantojuvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e pelo Coro Conexão, num dos momentos mais emotivos do festival. Este foi também o concerto com maior afluência do público, enquanto David Fonseca reuniu o maior número de espectadores na noite de abertura.
A programação voltou igualmente a reforçar a dimensão transfronteiriça do Festival N2. A atuação das galegas Fillas de Cassandra contribuiu para um aumento da presença de público proveniente da Galiza, particularmente no sábado, consolidando a ligação do evento ao território da Euro-região.
De entrada livre, o festival voltou a refletir-se na dinâmica económica da cidade, com elevados níveis de ocupação hoteleira e forte procura registada nos estabelecimentos de restauração e comércio situados na zona envolvente do recinto.
A organização destaca ainda que a produção do Festival N2 continua a assentar maioritariamente em profissionais do concelho e da região, permitindo consolidar competências técnicas e conhecimento especializado que permanecem no território e contribuem para o desenvolvimento de futuros projetos culturais.
Para Diogo Martins, da INDIEROR, associação promotora do festival, "esta edição representa um momento importante de afirmação. A mudança de datas colocava-nos um desafio relevante e a resposta do público mostrou que o Festival N2 conquistou uma identidade própria. Mais do que um cartaz, existe hoje uma comunidade que se revê neste projeto e que continua a fazê-lo crescer."
O Vice-Presidente do Município de Chaves, Tiago Caldas, considera que "a mudança de datas revelou-se uma decisão acertada e permitiu reforçar a presença do Festival N2 na programação cultural do concelho ao longo do ano. O envolvimento da comunidade voltou a ser um dos aspetos mais relevantes desta edição e é esse espírito de participação e pertença que queremos continuar a fortalecer. O Festival N2 é hoje um exemplo da diversidade de eventos que Chaves oferece, afirmando o concelho como um território culturalmente ativo e com propostas para diferentes públicos."
Confirmado o sucesso desta nova etapa, o Festival N2 regressará em 2027, mantendo-se no último fim de semana de junho.




