Câmara Municipal de Chaves assinala 50 anos da Constituição da República Portuguesa com ação educativa para jovens
No âmbito das comemorações dos 50 anos da assinatura da Constituição da República, o Município de Chaves, através do PPSEC – Programa de Promoção do Sucesso Escolar de Chaves, promoveu a atividade “A Constituição da República explicada às crianças”, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.
Integrada na ação “Livros Vivos”, esta iniciativa teve como principal objetivo dar a conhecer, de forma simples, acessível e dinâmica, os princípios fundamentais da Constituição, contribuindo para que os mais jovens compreendam os seus direitos e deveres, bem como o funcionamento básico da sociedade, incentivando valores fundamentais como o respeito, a igualdade e a cidadania ativa.
A atividade foi dinamizada por Anselmo Martins, Presidente da Assembleia Municipal de Chaves, e dirigida a alunos do 5.º ano de escolaridade, tendo contado com a participação de uma centena de alunos e respetivos docentes da Escola Secundária Fernão de Magalhães.
A sessão contou ainda com um momento de evocação do General Francisco da Costa Gomes, natural de Chaves, sublinhando o seu papel determinante na história recente de Portugal e na própria Constituição da República Portuguesa. Enquanto segundo Presidente da República após o 25 de Abril, entre 1974 e 1976, destacou-se na condução da transição democrática, promovendo a realização de eleições livres e assegurando a estabilidade institucional num período particularmente exigente. O flaviense foi ainda responsável pela promulgação da Constituição da República Portuguesa, a 2 de abril de 1976, assumindo assim um contributo decisivo para a consolidação do regime democrático em Portugal.
Com esta iniciativa, o Município reforça o seu compromisso com a educação e a formação cívica das novas gerações, promovendo uma cidadania informada, consciente e participativa.




