Exercício à escala real na encosta da Serra do Brunheiro
À semelhança do que tem vindo a ser praticado, a autarquia flaviense e as três Corporações de Bombeiros Voluntários do concelho promoveram mais um exercício de Combate a Incêndio Rural, desta vez na encosta da serra do Brunheiro, junto a uma linha de alta tensão.
Este foi o cenário para um exercício de simulacro à escala real realizado no passado dia 12 de julho, que envolveu 59 operacionais e 16 veículos, com o objetivo de testar, avaliar a capacidade de resposta e a coordenação dos diferentes agentes envolvidos. O exercício iniciou pelas 08h30, com o alerta dado a partir de um posto de vigia, com deflagração em progressão para o povoamento e encosta da serra do Brunheiro, tendo sido necessário o apoio do meio aéreo.
Coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, esta ação pretendeu estruturar procedimentos de mobilização no teatro de operações, testar a montagem do plano de comunicações, reconhecer o terreno com elevada perigosidade, sinalizar os pontos críticos e identificar as oportunidades de intervenção, nomeadamente ao nível da rede viária, pontos de água, pontos de ancoragem, linhas de água, linhas elétricas e rede secundária.
Face ao conjunto de deflagrações de grande dimensão que habitualmente ocorrem durante este período, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, realçou a importância destas ações no intuito de melhor conhecer o terreno de forma a garantir uma resposta mais eficiente e eficaz para minimizar, danos e perdas irreparáveis. O autarca relembra que “mais do que a limpeza e desmatação, ações que são importantes, é fundamental termos comportamentos que não sejam negligentes”, apelando à população para não realizar fogueiras, e queimadas e que sejam respeitadas as orientações e determinações da Autoridade de Nacional de Emergência e Proteção Civil, para este período, contactando sempre as autoridades em caso de avistamento de fogo através do nº 112.
No decorrer da ação estiveram envolvidos o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso os Bombeiros Voluntários Flavienses, os Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves, os Bombeiros Voluntários de Vidago, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, a PSP, a GNR, a Equipa de Sapadores Florestais do Município e o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.