Festas da Cidade atraem milhares de visitantes a Chaves
Chaves assinalou os 112 anos em que os flavienses, com a sua bravura e abnegação, contribuíram para a implantação da República proporcionando um novo rumo a Portugal.
Foram quatro dias de festividades para celebrar o Dia da Cidade e do Município, comemorado a 8 de julho, data que a Nação quis reconhecer não só através da toponímia de muitas cidades com a designação de “Heróis de Chaves”, mas também concedendo em 1919, à então Vila de Chaves, a mais alta distinção do Estado, com a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
“Assim saibamos nós merecer a história que hoje invocamos para cumprir o presente e construir o futuro que os flavienses merecem e ambicionam”, salientou o Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, aquando do seu discurso, na sessão solene de atribuição de condecorações municipais.
Para o autarca, “é um orgulho servir esta comunidade e perceber que, quotidianamente, homens, mulheres e jovens excecionais continuam a contribuir, desinteressadamente, para a afirmação e valorização de Chaves e de Portugal, nas mais distintas áreas”. No total, foram 21 os homenageados, cidadãos que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos e ainda funcionários do Município, pelo desempenho das suas funções, ao longo de 25 anos completos de serviço efetivo.
Além das cerimónias protocolares, o programa de atividades contemplou ainda muita animação, o espetáculo Chaves En’Dança, concertos filarmónicos com as seis Bandas Musicais do concelho, DJ’s, e três grandes espetáculos - “Os Quatro e Meia”, Nena e Função Públika - que atraíram a Chaves milhares de visitantes. A festa terminou com o tradicional fogo de artifício sincronizado nas margens do rio Tâmega.
CONDECORADOS 2024
MEDALHA DE HONRA
Maximino José Vaz da Cunha, a título póstumo
MEDALHA DE MÉRITO – GRAU OURO
Maria Amélia das Dores Cipriano
Marília Valente Ferreira Abelha
Maximiano Vaz Alves
MEDALHA DE DEDICAÇÃO – GRAU PRATA
Clube Motard de Chaves
Leonel Alexandre Santos Aguieiras
MEDALHA DE DEDICAÇÃO – GRAU COBRE
Andreia Filipa Pereira Chapouto
António Manuel Freitas Coelho
FORMA – Estúdio de Dança de Chaves
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães
MEDALHA DE DEDICAÇÃO – GRAU OURO
Ana Cristina Rodrigues Teixeira
Deolinda Maria da Silva Afonso Fontoura
Filomena da Silva Gonçalves Coelho
Idília Garcia Pinto Lopes
Jaquelina Paula Branco Alves
José Domingos Alves dos Santos
Maria Conceição do Nascimento Martins
Maria Eugénia Santos Delgado
Mariana Costa Pipa