O encerramento do ano letivo 2023/2024, na Escola Básica N. º3 do Caneiro, ficou marcado pela confeção de uma sopa biológica, integralmente preparada com hortícolas provenientes da horta do próprio estabelecimento de ensino.
A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz e da Vereadora Paula Chaves, que tiveram a oportunidade de partilhar este momento de consciencialização do consumo de alimentos saudáveis com os mais novos, acompanhando-os durante o horário da refeição.
A confeção e degustação da sopa foi aceite e avaliada com muito entusiasmo e satisfação, resultado do interesse despertado nos alunos durante o cultivo e todo o processo de germinação da horta, assim como do crescimento dos alimentos, aquando da dinamização do projeto “Hortas Biológicas Pedagógicas” promovido pelo do Município de Chaves, desde o mês de março, em parceria com a CIMAT - Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.
O nutricionista municipal, Filipe Ferreira, acompanhou todo o processo que tornou este último dia de aulas bem diferente, onde os mais jovens puderam provar uma sopa bem saborosa, fruto do seu trabalho e empenho nas atividades práticas realizadas na respetiva horta.
Não só os alunos deste estabelecimento usufruíram de refeições deliciosas com os produtos das “Hortas Biológicas Pedagógicas”, mas também a Escola EB1 de Vilar de Nantes e a Escola Francisco Gonçalves Carneiro aderiram a este projeto de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.