Tem como principal objetivo criar uma incubadora transfronteiriça da Euro Região Galiza-Norte de Portugal, para estimular e apoiar a criação sustentável de novas empresas, de emprego qualificado e gerir valor acrescentado no território transfronteiriço de interior.
A Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) promoveu ontem, dia 27 de junho, um Seminário de Apresentação do Projeto “INCUBTRANS”, aprovado no âmbito do programa de cooperação transfronteiriço INTERREG V-A Espanha-Portugal.
Este projeto pretende dar resposta à necessidade de melhorar o domínio da inovação empresarial no interior da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, com a criação de uma Incubadora Transfronteiriça, que visa estabelecer sinergias, criando espaços de cooperação e trabalho em rede.
Objetiva-se que atue como uma interface entre a envolvente empresarial, a formação e as instituições universitárias e de investigação e desenvolvimento da região, facilitando não só a transferência de tecnologia, mas também o desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as pequenas e médias empresas, contribuindo para a capacitação da indústria existente na região.
Nuno Vaz, Presidente da Eurocidade Chaves-Verín, enquanto representante da entidade principal beneficiária deste projeto, ambiciona que se “constitua um instrumento de atração, criação e fixação de empresas para combater a severidade demográfica e desenvolver o território a nível económico e social”.
Das várias ações previstas destaca a “reabilitação de um edifício situado junto à sede da Eurocidade, local que irá acolher a incubadora e permitirá instanciar e concretizar este projeto destinado a empresários e empreendedores, que pretendam densificar e dinamizar um projeto de negócio, onde lhes será disponibilizado um espaço e uma assessoria técnica nas diferentes dimensões”.
Marcaram, ainda, presença na sessão as várias entidades parceiras deste projeto, nomeadamente a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, a Universidade de Vigo, o Instituto Politécnico de Bragança e a AJE GALICIA – Federação Galega de Jovens Empresários. A Fundacíon Galicia Europa fez-se representar através da projeção de um vídeo temático.