Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Apresentação do Festival N2 celebra herança histórica e projeta futuro

26 Junho 2024

O Festival N2 regressa a Chaves de 1 a 3 de agosto. O evento deste ano apresenta como cabeças de cartaz Tiago Bettencourt, Nenny, Branko e Maro. A entrada é gratuita.

Durante três dias, o Jardim Público de Chaves, apresentará nove artistas, com culturas e sonoridades distintas. O palco principal do recinto será a “casa” do evento, onde atuarão três artistas diariamente. Mas a festa da música não termina com os concertos, no final da noite todos os festivaleiros poderão disfrutar e descontrair com o DJ set de Alex D’Alva, junto à zona dos bares.

O Festival N2 distingue-se dos restantes por ter um segundo palco itinerante. O palco Viagem levará músicos promissores da região, como Pi, Lolli Wren e Batucada, a tocar em cantos distintos da cidade, pelas 18h00.

O programa completo e pormenores desta 6ª edição, foram apresentados em parceria com a produtora local INDIEROR, ontem, dia 25 de junho, no Arquivo Municipal. A escolha deste espaço pretendeu reforçar a essência agregadora do Festival N2, aproveitando a nova imagem do Município de Chaves – que celebra a rica herança histórica da região –, unindo o passado ao presente e projetando-se no futuro através das gerações, estabelecendo uma ponte entre o local e o global, entre a tradição e a inovação, mostrando que a cultura prevalece e atravessa diferentes fases.

O Presidente da autarquia, Nuno Vaz, frisou que este “é um festival de chegada e partilha através da celebração da música, da diversidade e da amizade, um evento de famílias com uma programação que conta com fortes fatores de atratividade para conquistar cada vez mais festivaleiros locais, nacionais e internacionais”.

Assim, Chaves volta a receber o festival de música inspirado naquela que é a única estrada na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude e a terceira em todo o mundo – a Estrada Nacional 2.

Pela sua importância no panorama cultural da cidade de Chaves, pelas dinâmicas sociais e pelas sinergias criadas, o Festival N2 é sem dúvida uma referência no leque dos festivais de média dimensão.

De recordar que no ano passado, passaram pelo Festival N2 mais de 18 mil pessoas, sendo que 30% do público visitante não era residente em Chaves, o que significa que o evento transpõe fronteiras. A faixa etária dos 19 aos 30 anos foi a que mais aderiu, representando 60% do público presente.

O impacto do Festival N2 extravasa o âmbito económico. Com apenas 35% do orçamento destinado à contratação de artistas, mais de metade dos 65% restantes é investido na região, estimulando pequenos negócios e empresas locais.

l1920666
l1920618
l1920640
l1920648
e__3_
e__9_
e__15_