O Executivo Municipal e a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho, inauguraram, no passado dia 18 de junho, a exposição “Fernando Lanhas - O Homem é fenómeno magistral”, uma coletânea comemorativa do centenário do artista, em exibição no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.
Segundo a curadora, Marta Moreira de Almeida, esta mostra reúne um núcleo muito significativo de obras de Fernando Lanhas e constitui-se como um testemunho da multiplicidade de áreas que o artista explorou, apresentando-se como uma oportunidade única para a compreensão da simultânea, e conciliável, diversidade e coerência de uma das obras mais fascinantes da segunda metade do século XX.
Presente na sessão inaugural, o autarca, Nuno Vaz, distinguiu a “marca e selo de qualidade” da Fundação Serralves, “parceiro importantíssimo que permite difundir e afirmar artistas de grande relevância no território, na promoção da cultura no Interior”. Assertivamente realçou a “vontade de continuar a propiciar não só aos flavienses, mas a todos os que queiram conhecer, aprofundar e fruir das exposições patentes nesta grandiosa casa, o acesso gratuito a este espaço nas manhãs de domingo”.
A mostra, organizada no âmbito da cooperação entre o Município e a Fundação Serralves, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves e estará patente até ao dia 12 de janeiro de 2025, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.