Evidenciar em Chaves, no Dia de Portugal, o legado do grande poeta Luís Vaz de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e universal, constitui um dever dos flavienses, para com a memória do poeta autor de “Os Lusíadas”.
Foi com o propósito de evidenciar esta relação de Camões com o concelho, que a autarquia flaviense organizou, ao longo do dia em que se assinalaram os 500 anos da morte do poeta, um conjunto de iniciativas culturais e desportivas que contaram com a colaboração da junta de freguesia e das associações locais.
Logo pela manhã realizou-se a 3ª Caminhada Camões pelo Brunheiro, com início em Vilar de Nantes, e que contou com 260 participantes, tendo terminado em animada tertúlia na terra da família de Camões. O programa continuou durante a tarde com diferentes momentos musicais que se estenderam pela noite e levaram ao palco jovens intérpretes flavienses que encantaram os presentes.
Recorde-se que existem fortes indícios documentais que atestam que os seus avós paternos e o seu pai, tenham residido no concelho de Chaves, desde os inícios do século XVI, sendo muito provável que a antiga Aquae Flaviae tenha mesmo sido berço de Camões.