Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

“Conversas com memória” reúne diferentes gerações para convívio pedagógico

29 Maio 2024

Projeto resgata vivências e emoções de outrora

A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal recebeu na passada terça-feira, dia 28 de maio, miúdos e graúdos para o arranque do novo projeto municipal intitulado “Conversas com Memória”, um encontro lúdico e intergeracional que teve como abordagem a "Cantiga das Segadas" – temas cantados, em contexto de trabalho no campo.

Foram mais de uma centena de participantes para, num exercício de memória, apresentar tradições e experiências vividas pelos Séniores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves a uma centena de alunos do Centro Paroquial de Chaves e da Escola do Santo Amaro.

Entre informação pedagógica, intercalada com músicas tradicionais e experiências pessoais, foi explicada uma atividade rural desenvolvida outrora, sem recurso a maquinarias, onde o trabalho braçal era sempre acompanhado pela alegria e convívio entre grandes grupos de famílias e amigos, que se reuniam para entreajuda durante a época das segadas do centeio e trigo, cereais que sustentavam a economia local.

“Conversas com Memória” é uma proposta de animação da leitura, oficinas de escrita criativa, leituras de histórias, entre outras atividades, uma forma de recuar no tempo em que os serões das famílias eram passados entre conversas e onde se contavam muitas histórias, lendas, lengalengas, contos, cantigas, entre outros.

Esta iniciativa consiste num encontro mensal, com a participação de IPSS’s, Centros de Dia, Universidade Rotary de Chaves e Associações Culturais e Recreativas do concelho.

cmc_6709
cmc_6714
cmc_6720
cmc_6724
cmc_6733