As comemorações oficiais do 50º aniversário do 25 de Abril em Chaves contaram com dois momentos especiais.
No dia 24 de abril, o Município de Chaves quis prestar homenagem a todos os autarcas de Freguesia, numa cerimónia de reconhecimento pela importância na implementação e consolidação da democracia.
Um reconhecimento público, com a atribuição de uma Medalha Municipal Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, a cerca de duas centenas de Presidentes de Junta, pelo comprometimento e dedicação incansável ao longo dos mandatos exercidos, desde as primeiras eleições livres ocorridas em 12 de dezembro de 1976 até à presente data.
A cerimónia de homenagem a estes Homens e Mulheres que tanto fizeram em prol do serviço público e dos flavienses, na construção de um Portugal livre e democrático, teve lugar no Largo Infantaria 19, junto à Torre de Menagem, num reencontro emotivo que reuniu familiares e amigos dos ex e atuais autarcas.
No dia 25 de Abril, o programa protocolar contemplou, na Praça de Camões, a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, com guarda de honra pelas três corporações de bombeiros do concelho de Chaves e os dois agrupamentos de escuteiros.
Seguiu-se a realização de uma Sessão Solene Evocativa pela Assembleia Municipal, com intervenções pelos representantes dos partidos eleitos, numa cerimónia aberta ao público e que iniciou com alocuções de alunas dos três agrupamentos de escolas do concelho.
O dia 25 de abril de 1974 ficou gravado na memória de quem o viveu, mas acima de tudo celebra os ideais da liberdade! É um momento marcante do nascimento da democracia portuguesa. A sua comemoração garante que as novas gerações e sobretudo as vindouras não se esqueçam do seu valor na história da democracia de Portugal. A data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.