No momento em que o regime democrático cumpre meio século, Chaves conta com um vasto programa comemorativo.
Desde início de abril, têm sido várias as iniciativas promovidas pela autarquia - deste concertos, exposições, teatro, entre outas - com o intuito de reforçar a democracia e as principais conquistas desta efeméride, que permitiu a Portugal iniciar a 25 de abril de 1974 um caminho de profundas transformações políticas, sociais e económicas.
O programa do dia 25 de Abril inicia às 09h30, com a Cerimónia do Hastear da bandeira Nacional, na Praça de Camões, com a presença da Banda Musical de Vila Verde da Raia, com interpretação do “Hino Nacional” por Maria Ramos e a “Marcha de Chaves” pelo Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.
Pelas 10h00, terá lugar uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, evocativa do 25 de Abril de 1974, no Jardim da Torre de Menagem, bem como a habitual Corrida da Liberdade na Alameda do Tabolado.
De tarde, pelas 16h00, no Largo General Silveira, o espetáculo "Abril Sempre" contará com a participação da Associação INDIEROR, FORMA, Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Coral de Chaves e Academia de Artes de Chaves
As comemorações do dia encerram pelas 21h30 com o Concerto “As Canções Heróicas de Lopes Graça”, pelo Coral de Chaves, no Auditório do Centro Cultural.