Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Flavienses podem participar no Plano Estratégico de Desenvolvimento Local 2030

13 Dezembro 2023

CHAVES 20.30 define estratégias de desenvolvimento local para a próxima década, com auscultação popular. Plano de Ação, focado em projetos e iniciativas estruturantes, promove reflexão em vários domínios relevantes para o desenvolvimento consistente do território. Neste momento, está a decorrer a fase de auscultação da população.

O Município está a elaborar o seu Plano Estratégico CHAVES 2030, que visa orientar a intervenção municipal para a próxima década, através da definição do plano de ação assente em projetos prioritários e estruturantes para o desenvolvimento do concelho.

Este Plano Estratégico é desenvolvido em várias etapas, estando neste momento a decorrer a fase de mobilização e auscultação de todos (população residente, juntas de freguesia e agentes estratégicos), etapa que, refira-se, decorrerá ao longo de todo o período de execução dos trabalhos.

A autarquia pretende que este plano resulte de um processo participado, colaborativo e de proximidade, auscultando, mais uma vez, os cidadãos e dando-lhes a possibilidade de intervir ativamente com os seus contributos. Como, de certo, tem vindo a fazer ao criar ferramentas de cidadania ativa através das quais todos podem participar.

Este Plano de ação pretende promover uma reflexão estratégica sobre os vários domínios relevantes para o desenvolvimento sólido deste território, entre eles a fixação e atração de população, o desenvolvimento económico e a captação de investimento, a valorização dos recursos endógenos, a coesão social e territorial, a cultura, o turismo, o termalismo, a saúde e o bem-estar, bem como a promoção da inovação e a articulação com o sistema científico e tecnológico.

A realização de ações e projetos de âmbito municipal, no horizonte temporal 2030, dependerá, não obstante, em grande medida, da capacidade de obtenção de fundos alinhados com as estratégias europeias, nacionais e regionais definidas para oeste período.

Participe AQUI. O Município agradece a sua colaboração!

Plano Estratégico 2030