A Câmara Municipal associa-se às celebrações do “Dia Internacional da Cidade Educadora”, no próximo dia 30 de novembro, com a realização de um conjunto de atividades que pretendem promover o acesso à cultura, garantindo a igualdade de oportunidades para a sua fruição e fomentar a educação artística no desenvolvimento pessoal e coletivo.
Subordinadas ao tema “A cultura, fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora”, as comemorações municipais iniciam às 09h15, com a concentração dos alunos dos Agrupamentos de Escolas Dr. António Granjo, Dr. Júlio Martins, Fernão de Magalhães e Escola Profissional de Chaves, no Terreiro de Cavalaria, popularmente designado de Jardim do Bacalhau, seguindo-se uma caminhada pelas principais artérias da cidade, intitulada de “Caminhar pela Educação”.
Assumindo a cultura como um importante meio de inclusão e capacitação social, integra a iniciativa o Hastear da Bandeira da Associação das Cidades Educadoras, na Câmara Municipal de Chaves, uma visita ao Museu das Termas Romanas, a Leitura da Declaração do Dia Internacional da Cidade Educadora e um espetáculo de Dança Contemporânea, no Auditório do Centro Cultural, finalizando com uma palestra sobre alimentação saudável, na Sala Multiusos.
Membro efetivo da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, desde 2007, a autarquia ambiciona gerar novas sinergias e aprendizagens, numa celebração dinâmica e participativa para promover o diálogo e dar a conhecer as oportunidades culturais e artísticas do concelho.
Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma Associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras.