O Município de Chaves teve oportunidade de promover o seu território e gastronomia em dois eventos distintos de Turismo, integrando o stand da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).
Ao longo dos últimos anos tem vindo a marcar presença no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, uma iniciativa realizada entre os dias 2 e 5 de novembro, bem como na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, realizada entre os dias 16 e 19 de novembro, em Valladolid.
A promoção incidiu nos inúmeros recursos turísticos, os melhores produtos endógenos, bem como os eventos que se realizam no território. A apresentação das enormes potencialidades da CIMAT garantiu a conquista do prémio de “Melhor Stand de Alimentação”, atribuído pela organização da Xantar.
No espaço dedicado a Chaves foi possível destacar produtos de excelência, como o “Pastel de Chaves”, as águas de minerais naturais e os vinhos da região, assim como promover a 3ª Edição do Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves, que terá lugar de 1 a 5 de maio de 2024.
As degustações revelaram-se uma explosão de sabores que deixaram os visitantes com vontade de vivenciar e saborear o melhor que o concelho flaviense tem para oferecer, bem como toda a região do Alto Tâmega e Barroso.
Neste mercado turístico estratégico, pela proximidade e excelentes acessibilidades foi possível promover o Turismo Gastronómico, o Turismo Sustentável e Saudável, numa região de água e bem-estar.