
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Árvore, a autarquia flaviense assinalou esta data comemorativa com a plantação de mais de 500 “Pulmões Urbanos” autóctones, numa ação de sensibilização ambiental, que envolveu todos os alunos do 1º ciclo do concelho, nos passados dias 21 e 22 de março.
Com muita diversão e entusiasmo à mistura, 900 crianças deram vida às áreas verdes do Espaço Polis e zonas envolventes das escolas da área rural, numa atividade que teve como objetivo consciencializar a comunidade educativa para a importância da arborização no sequestro de CO2, conservação da biodiversidade, prevenção da erosão do solo e a qualidade dos recursos hídricos.
“Plantar uma árvore é um compromisso muito importante com a natureza” foi o mote do discurso do Presidente da Câmara, Nuno Vaz, que realçou o contributo desta iniciativa para a concretização das metas de desenvolvimento sustentável estipuladas pela Organização das Nações Unidas. Acrescentou ser essencial o envolvimento das crianças na promoção de economias verdes e hipocarbónicas, pois “são elas próprias motores de transformação do mundo, de forma radical e urgente”.
Esta ação de valorização do espaço, sombreamento das pistas de circulação e embelezamento do enquadramento paisagístico, nas escolas ruais e ao longo das margens do Rio Tâmega, nomeadamente entre o Jardim Público e a Azenha dos Agapitos, e a Estação das Águas e o MACNA, contou com a cooperação da PSP, das Corporações de Bombeiros Flavienses e de Salvação Pública e dos formandos do Centro de Formação Profissional, IEFP de Chaves.
No final da atividade foram oferecidas, aos mais novos, sementes de azevinho e loureiro, para incentivar a repetir a experiência em família.




















