Grupo Cultural Aquae Flaviae apresenta a sua mais recente publicação
A apresentação da edição n°56 da Revista Aquae Flaviae decorreu na Biblioteca Municipal, com a presença do Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, da Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso e do Professor Alípio Martins Afonso, que apresentou o seu trabalho de investigação sobre uma prestigiada e fidalga personalidade, bem como toda a envolvência e acervo patrimonial que engrandecia o seu Solar, o Solar dos Montalvões, em Outeiro Seco.
Para a Presidente do Grupo Cultural Aquae Flaviae “esta edição assume-se como um variado e fecundo leque de temáticas de pendor literário, genealógico-heráldico, histórico, todas elas de relevante interesse para o conhecimento da ampla cultura que cronologicamente vem trespassando a região”. Para assinalar a apresentação da obra literária, Maria Isabel Viçoso presenteou o autarca flaviense com o original da Revista VIRIATIS Arte Arqueologia Museologia, Boletim do Museu de Grão Vasco Volume I, nº 2 MCMLVII, exemplar enviado pelo associado Carlos Carvalho Dias ao Grupo Cultural Aquae Flaviae, com o intuito de poder vir a fazer parte do acervo bibliográfico municipal.
Nuno Vaz, agradeceu a generosa oferta cultural e enalteceu o trabalho desenvolvido por esta Associação Cultural, “que com enorme perseverança e coordenação exemplar consegue apresentar desde 1986, de forma constante, um património histórico-cultural extraordinário da região flaviense.”
Esta edição politemática divulga o valioso património da região, a heráldica e genealogia de distintas Famílias, a pintura a fresco da Capela de Matosinhos, jograis e trovadores de Barroso, a personalidade do Maestro Pinto Ribeiro e as vivências sociais flavienses dos primeiros tempos do século passado. A publicação retrata ainda uma histórica e ilustrada síntese de homenagem ao Grupo Desportivo de Chaves.
![]()
- Águas Frias
- Anelhe
- Bustelo
- Calvão e Soutelinho da Raia
- Cimo de Vila da Castanheira
- Curalha
- Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
- Ervededo
- Faiões
- Lama de Arcos
- Loivos e Póvoa de Agrações
- Madalena e Samaiões
- Mairos
- Moreiras
- Nogueira da Montanha
- Oura
- Outeiro Seco
- Paradela de Monforte
- Planalto de Monforte
- Redondelo
- Sanfins
- Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
- Santa Leocádia
- Santa Maria Maior
- Santo António de Monforte
- Santo Estêvão
- São Pedro de Agostém
- São Vicente da Raia
- Soutelo e Seara Velha
- Travancas e Roriz
- Tronco
- Vale de Anta
- Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras
- Vilar de Nantes
- Vilarelho da Raia
- Vilas Boas
- Vila Verde da Raia
- Vilela Seca
- Vilela do Tâmega




