Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

SEMINÁRIO 'VINUM ET VINETUM'

30 Out '15
Coloquio vinum novosite 1 1024 2500
Adicionar a calendário 2015-10-30 00:00:00 2015-10-30 00:00:00 Europe/Lisbon SEMINÁRIO "VINUM ET VINETUM" Auditório Eng. Luiz Coutinho
Seminário

"A Ibéria significou, para os Romanos, um reservatório de ouro, prata e cobre, mas também de produtos agrícolas como azeite, cereais, sal, presuntos, cavalos e escravos. O vinho, além de ter feito parte do salário militar, era um importante factor de exportação e foi cultivado nos locais de presença romana.

A vitivinicultura romana foi diferenciada e avançada, como referiu Plínio (o Velho) e ainda outros autores. Muitas técnicas foram descobertas, ainda hoje em utilização: escolha das castas conforme clima e solo, eliminação de uvas podres ou verdes do material vínico, eliminação de produção excessiva, controlo da vegetação por poda em verde e, em caso de vinho especial, a eliminação do engaço antes da prensagem.

Foram postas em prática técnicas para a melhoria da qualidade, como a maturação pós‑vindima sobre a ramagem, ou a técnica de torcer o talo da uva, ou a selecção de cachos e bagos de superior aspecto."

Online: http://www.vinetowinecircle.com/historia/ocup-romana/

Org.: Confraria de Chaves

Horário:

15h00 | 18h00

Local:
Auditório Eng. Luiz Coutinho