Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Mais de 65 mil pessoas passaram pela Festa dos Povos em Aquae Flaviae

23 Agosto 2016

Chaves recuou 2000 anos no tempo para mais uma edição do Mercado Galaico-Romano, evento que reuniu 138 expositores e centenas de figurantes

Três dias de muita animação, numa festa cheia de cor e música, que atraiu mais de 65 mil visitantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, em especial da vizinha Galiza. Foi assim no fim-de-semana passado (dias 19, 20 e 21) em Chaves, com a quarta edição da Festa dos Povos em Aquae Flaviae, onde os romanos e os povos galaicos regressaram para recriar o ambiente histórico da cidade.

O certame contou com a participação de mais de uma centena de expositores de artesanato, misticismo e restauração e estendeu-se ao longo das Alamedas de Trajano, do Tabolado e nas ruas circundantes, proporcionando aos milhares de visitantes diversos espetáculos, cortejos, recriações históricas, jogos-populares e um mercado galaico-romano. Durante o certame, ao longo dos três dias, mais de 500 figurantes contribuíram para a recriação de diversos episódios burlescos. Não faltaram as iguarias gastronómicas e o festim de bebidas galaico-romanas com poderes curativos e preventivos dos males do corpo e da mente.

A quarta edição da Festa dos Povos arrancou sexta-feira, dia 19, pelas 19h00, com a entrada dos povos de Aquae Flaviae no Mercado Galaico-Romano. Na mesma noite, o destaque foi para o jantar solidário, organizado pela Associação Chaves Social, realizado na Ponte Romana de Trajano, que reuniu mais de 250 pessoas.

Nos dois dias seguintes, para além das atuações musicais e de variadas recriações históricas - como a tortura de escravos, o encantador de serpentes, cetraria, concurso de tiro ao alvo, artes ancestrais, lutas, o evento contou com várias interpretações musicais e de bailado, cortejos diurnos e noturnos e visitas-guiadas. A visita de sábado, sob o lema “A cidade medieval e moderna”, contou com 70 pessoas e no domingo, sob o mote “O mundo romano”, com mais de uma centena de participantes.

Jogos Populares de Aquae Flaviae
No sábado e domingo, realizou-se a segunda edição dos Jogos Populares de Aquae Flaviae, uma iniciativa que decorreu no Jardim Público e na margem esquerda do rio Tâmega. Este ano, participaram seis povos, tendo-se sagrado vencedor o povo QUERQUERNI qua agregava as freguesias de Vale de Anta, Curalha, Redondelo e Soutelo/Seara Velha. Tração à corda, corrida de sacos, corrida com andas, bilharda e fito foram alguns dos jogos realizados, num convívio salutar entre as freguesias presentes.

“Os Castros do Concelho de Chaves” em debate
No âmbito do programa do evento, também teve lugar no sábado a conferência “Os Castros do Concelho de Chaves – a imponência da civilização pré-romana no concelho de Chaves”, que contou como orador convidado o professor Manuel Martins. Este foi o segundo encontro de um ciclo de conferências organizadas pela Câmara Municipal, que visam potenciar e promover a cidade de Chaves, a partir de produtos diferenciadores, com base no Turismo Cultural e Criativo, pretendendo igualmente envolver a população. A próxima conferência está agendada para dia 29 de setembro, com a temática “Museu das Termas Romanas”.

FESTA_POVOS_2
FESTA_POVOS_3
FESTA_POVOS_4
FESTA_POVOS_5
FESTA_POVOS_6
FESTA_POVOS_7
FESTA_POVOS_8
FESTA_POVOS_9
FESTA_POVOS_10
FESTA_POVOS_11
FESTA_POVOS_12