Dos 29 Municípios aderentes à Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, 24 destes colocaram hoje (11 de maio) um pendão exibindo o logotipo da mesma. Pelas 11h00, de norte a sul, do km 0 ao 739.260, a Estrada Nacional 2 rejuvenesceu, com uma ação que pretende marcar o início de uma nova era da outrora Estrada Real.
Recorde-se que no dia 11 de maio de 1945 publicou-se um novo decreto relativo ao plano rodoviário, pela necessidade que nasceu de proceder à nova classificação das estradas. Esta nova classificação e este decreto vieram consagrar a Estrada Nacional 2.
Para não se perder esta data, que consideramos de extrema importância, e porque queremos um renascimento e uma revalorização inequívoca da EN2, os Municípios aderentes à Associação de Municípios Rota da Estrada Nacional 2, colocaram hoje pendões sinalizadores de Município aderente à respetiva Associação. Cada Município colocou o pendão na entrada do seu território pela Estrada Nacional 2, no sentido norte - sul.
Em Chaves, o Vice-presidente da Câmara destacou o simbolismo da iniciativa, não só para os municípios que integram esta Associação da Rota, mas também para todo o país, dada a importância da rede nacional de estradas. Para Carlos Penas, a iniciativa pretende assinalar e não deixar cair no esquecimento a reclassificação desta estrada, que liga o norte ao sul do país, num total de 739,260 Km, dando-lhe assim a importância que ela merece, bem como dinamizar um conjunto de iniciativas que voltem a pôr a Estrada Nacional N2 no panorama nacional e com isto trazer mais dinâmica aos municípios que a integram.