Chaves foi a cidade escolhida para a promoção de diversas ações de sensibilização, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no passado dia 31 de março.
Foram várias as iniciativas promovidas ao longo do dia, uma organização da Sociedade Portuguesa do AVC, com vista a sensibilizar a população para esta que é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
Refira-se que a adesão das pessoas superou todas as expetativas da entidade organizadora e parceiros locais. Foram realizados mais de 250 rastreios (com avaliação de glicemia capilar, tensão arterial, peso e perímetro abdominal, bem como aconselhamento médico e nutricional) ao longo do dia; mais de 240 pessoas participaram numa caminhada; e mais de uma centena de pessoas participaram num workshop a cargo do Presidente da Sociedade Portuguesa do AVC, Prof. Dr. Castro Lopes, que teve lugar na Biblioteca Municipal.
Com o apoio do Município de Chaves e outros parceiros locais, as iniciativas decorreram ao longo de todo o dia no Largo General Silveira e na Biblioteca Municipal.