No âmbito do programa da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro” terá lugar no sábado (dia 30 de janeiro), um roteiro cultural e gastronómico, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Chaves e EHATB, em parceria com a empresa flaviense “Living Chaves”.
O início da visita aos principais monumentos da cidade está marcada para as 15h00, terminando com uma degustação de alguns sabores locais, no recinto da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”. A participação é gratuita.
O roteiro cultural e gastronómico terá início na Praça Camões, em frente aos Paços do Concelho, um belo palacete do séc. XIX, seguindo até ao jardim do Castelo de Chaves, do qual resta como testemunho das vicissitudes da história a Torre de Menagem, monumento nacional desde 1938 e Museu Militar.
Os participantes regressarão à Praça Camões, desta vez para contemplar os antigos Paços do Duque de Bragança, agora Museu da Região Flaviense, a capela maneirista de Nossa Senhora do Loreto, a Igreja da Misericórdia, uma obra-prima de estilo Barroco, e a Igreja Matriz, que terá sido a sede do Bispo Idácio de Limia.
O passeio prosseguirá até à Praça da República, onde se ergue o Pelourinho, mandado construir no reinado de D. Manuel, para assinalar o novo foral de Chaves, concedido a 7 de dezembro de 1514. Seguirá pela Rua Direita, admirando o casario de traça medieval com as típicas varandas, atravessando o Arrabalde, passando pelo Museu das Termas Romanas, até ao nosso ex-libris, a Ponte Romana, com os seus padrões. Posteriormente, uma visita pela Rua de Sto. António, recordando as casas comerciais que marcaram o início do séc. XX.
Chegados ao Largo General Silveira, os participantes rumarão à Lapa, não sem antes lembrar a história dos edifícios mais emblemáticos que o contornam, de entre os quais se destaca o antigo Convento das Freiras e também antigo Liceu de Chaves, que é, na atualidade, a Escola Secundária Fernão de Magalhães. Seguir-se-á a passagem por duas fortificações da época das Guerras da restauração, o Forte de S. Francisco, Monumento Nacional desde 1938, e o Forte de S. Neutel.
A visita cultural e gastronómica, com aproximadamente 2h30 de duração, terminará com uma degustação de alguns sabores locais, no Pavilhão Municipal, recinto da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro”.