Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Apresentação da Feira dos Santos e “Sabores de Chaves - Pavilhão do Vinho”

21 Outubro 2015

Município associa mais uma vez ao evento os “Sabores de Chaves”, este ano com a instalação do Pavilhão do Vinho, no Pavilhão ExpoFlávia

A cidade de Chaves irá realizar mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, o grande acontecimento de Trás-os-Montes e Alto Douro, no plano socioeconómico e cultural e ex-libris festivo da cidade flaviense e de toda a região Transmontana. O evento foi apresentado publicamente hoje, dia 21 de outubro.

Organizado pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e Município de Chaves, o certame mantém o caráter popular que o caracteriza e espera receber, milhares de visitantes de todo o país e da vizinha Espanha.

Durante três dias (30 e 31 de outubro e 1 de novembro), os visitantes poderão adquirir nos mais de 500 expositores presentes, instalados pelas principais ruas da cidade, numa extensão de cerca de três quilómetros, todo o tipo de produtos: desde vestuário, calçado, artesanato nacional e internacional, antiguidades, cutelarias, louças, enchidos, queijos, produtos agrícolas, entre outros.

Já na sua 13.ª edição, irá decorrer no dia 31 de outubro, o Concurso Nacional Pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa, este ano acompanhado pela 2ª edição do Concurso Local de Suínos de Raça Bísara (no Forte de São Neutel), enquanto a tradicional Feira do Gado, se manterá nas instalações próprias no Mercado do Gado. E quando a fome apertar, os visitantes poderão apreciar o tradicional polvo, junto ao Estádio Municipal.

A animação não irá faltar, com a atuação de diversos grupos de música e dança tradicional, chegas de bois nos dias 31 e 1 e corrida de cavalos no dia 31. Ainda no plano da animação, e dando continuidade a uma iniciativa com as discotecas locais, que se pretende seja um marco na Feira dos Santos, realizam-se os “Santos da Noite 2015”, orientados para um público mais jovem.

Pelo oitavo ano consecutivo, “O Comércio sai à Rua”, uma iniciativa promovida para dinamizar o comércio local. As lojas do comércio vendem os seus stocks na rua, contribuindo assim para o escoamento dos seus produtos, colaborando na dinamização do próprio certame. Os visitantes poderão usufruir dos melhores preços e ofertas do comércio tradicional, que se associa ao evento, através da iniciativa “STOCK OUT “.

Entre as novidades desta edição, conta-se a mudança de local dos divertimentos, para junto do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, e a criação de um novo espaço de exposição para automóveis usados, no Largo do Pelourinho, a juntar às já tradicionais participações, das máquinas agrícolas e dos automóveis novos.

O Município associa mais uma vez ao evento os “Sabores de Chaves”, este ano com a instalação do Pavilhão do Vinho, no Pavilhão ExpoFlávia (junto à PSP). A iniciativa pretende dar a conhecer aos milhares de visitantes da feira, os vinhos de grande qualidade produzidos na região de Trás-os-Montes e também no território abrangido pela Eurocidade, promovendo dessa forma, um setor com um forte peso e dinamismo em toda a região.

Aliando a tradição e inovação, a organização procura assim agradar a todos aqueles que desejem visitar aquele que é o maior evento realizado em Chaves e que, por isso, ano após ano, atrai à cidade milhares de pessoas. Gente para quem nenhuma distância é tão longa, a ponto de se sobrepor à determinação de uma visita.