Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Campanha Municipal de Vacinação antirrábica para 2022

Campanha vacinacao cao 1 1024 2500
17 Junho 2022

Saiba quais as datas para a vacinação na sua freguesia de 21 de junho a 6 de setembro

O município vai levar a efeito, entre 21 de junho e 6 de setembro, a vacinação antirrábica nas freguesias do concelho, facilitando desta forma o acesso a cuidados veterinários. A vacinação antirrábica é anual e obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses, no âmbito do Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras doenças transmissíveis aos humanos através de animais.

As datas de vacinação nas respetivas localidades podem ser consultadas AQUI  

A taxa da vacinação antirrábica tem um custo de 10 euros por animal, acrescendo um euro para quem não possua boletim de vacinas.

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (com microchip) e confere uma imunidade de 3 anos.

O microchip é um ato único e vitalício de identificação do animal, permitindo, em caso de perda ou furto, identificar o seu dono. A colocação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após julho de 2008 e o mesmo deve ser implantado entre os 3 e os 6 meses. A taxa de colocação do microchip é de dois euros e cinquenta cêntimos.

Apesar de Portugal estar oficialmente livre de raiva deste 1961, a adequada vacinação contra a raiva dos canídeos tem particular importância para salvaguardar a saúde pública e a saúde animal, na eventualidade de exposição a um animal infetado proveniente de outro país.

Proteja-se, protegendo o seu animal de estimação.