Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Gestão sólida e equilibrada permite atingir valor mais baixo de juros pagos à banca desde 2002

Praca camoes 1 1024 2500
05 Janeiro 2022

O orçamento municipal para o ano 2022 traz uma grande novidade. A autarquia pagará, no presente ano, o valor mais baixo de juros da dívida pública à banca, desde o ano de 2002. Redução histórica de 71%!

Com encargos e juros bancários no valor de 970 mil euros, no ano 2017, prevê-se agora, para 2022, um custo financeiro de apenas 98 mil euros, resultado de uma equilibrada gestão financeira.

A trajetória de redução de juros da dívida pública resultou do aumento da credibilidade da autarquia junto das entidades bancárias, permitindo encetar um processo de renegociação de empréstimos de médio e longo prazo, tendo sido possível alcançar taxas de juro significativamente inferiores.

No contexto do exercício económico em curso, o município ambiciona fechar o ano de 2021 com uma dívida a rondar os 24 milhões de euros, traduzida numa redução total, em quatro anos, de 18 milhões de euros.

Além da substancial redução da dívida, os prazos de pagamento a fornecedores por parte da autarquia são hoje mais rápidos e mais ágeis. No final do ano passado, o prazo médio de pagamento não ultrapassava os 11 dias.

Na direção e medida certa para melhor servir os flavienses

Com um orçamento municipal para 2022 na ordem dos 51 milhões de euros, a autarquia mostra-se empenhada em dar continuidade à estratégia municipal de transformação do território, iniciada em 2017.

O exercício económico para o presente ano mantém a aposta clara em oito eixos estruturantes: coesão territorial; investimento/emprego; qualificação de equipamentos e espaços públicos; rede de mobilidade urbana e rural; ambiente; educação; turismo e termalismo; capacitação dos recursos humanos.

O investimento de capital nos setores identificados ultrapassa os 18 milhões de euros, com vista a consolidar e valorizar recursos, criando condições e novas oportunidades para promover a fixação de jovens, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e captar investimento privado, tornando o concelho mais atrativo para viver, investir e visitar.