O Município de Chaves abriu, no passado sábado, dia 10 de janeiro, a primeira sala de convívio num dos quatro bairros sociais do concelho (no Bairro Social dos Aregos), no âmbito do Projeto de Intervenção Psicossocial com Idosos que está a implementar.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Vereador da Ação Social da autarquia, João Neves, tendo contado com a presença da população do bairro, que, de forma animada, se envolveu e participou na abertura deste espaço. A animação esteve a cargo do Grupo Musical “Amizade” e do grupo de animação “Fanny Days”.
“Projeto Idoso Feliz” é o título desta iniciativa, que visa promover o envelhecimento saudável e ativo, ao mesmo tempo que pretende melhorar a qualidade de vida desta população mais envelhecida e ainda consolidar a criação de uma boa rede de suporte social.
Esta intervenção psicossocial, além de prestar todo o apoio a nível de cuidados primários de saúde e de fortalecer laços de amizade e relações sociais, visa ainda contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Refira-se que estas estratégias de atuação envolvem a colaboração de diversas entidades parceiras, que ajudarão a dinamizar todas atividades ali realizadas.
Esta sala de convívio estará aberta diariamente (de segunda a sexta-feira), no período da tarde, e com suporte a uma esquipa técnica multidisciplinar - psicólogos, educadores sociais, voluntários - realizará as mais diversas atividades que incluam dinâmicas de grupo, jogos sociais, de estimulação cognitiva e psicomotora, oficinas de artes, desporto sénior, informática, ações no exterior, entre outras.
Esta intervenção comunitária no Bairro Social dos Aregos é um processo que pretende também envolver as famílias dos idosos e do bairro e, numa fase posterior, envolver comunidades idosas dos bairros vizinhos.