Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

X edição da “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro” volta a encontrar o caminho do sucesso

04 Fevereiro 2015
A décima edição da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro”, que teve lugar no passado fim-de-semana, cumpriu com sucesso as expectativas associadas ao evento. A autarquia flaviense congratula-se com os números apresentados (número de visitantes, de produto vendido e volume de negócios), afigurando assim um futuro risonho às iniciativas “Sabores de Chaves”, bem como para os seus principais intervenientes, os produtores locais.

Durante os três dias, a mostra “Sabores de Chaves” foi visitada por mais de 41 mil visitantes, que contribuíram para um volume de negócios que ultrapassou os 400 mil euros. A procura centrou-se essencialmente nas peças de fumeiro, elevando a fasquia para as 23 toneladas de enchidos vendidos, mas também nos tradicionais Pastéis e Folares de Chaves, bem como o pão de centeio e outros produtos da região. Estiveram presentes, este ano, 55 expositores com vendas em quantidade idêntica aos da edição anterior.

A crescente procura dos produtos da nossa terra tem potenciado a sua comercialização durante todo o ano e a realização de várias edições dos “Sabores de Chaves” (a do Fumeiro no inverno; por ocasião da Páscoa – a do folar; no mês de agosto – a do Pastel de Chaves; por altura da Feira dos Santos – a dos sabores de outono). Saliente-se o elevado número de empresas que têm surgido e consolidado a sua atividade nestes eventos, através da criação de uma carteira de clientes estável, tanto que algumas escoam a totalidade da sua produção nas próprias unidades produtivas.

Presidente da Assembleia da República destaca capacidade que Chaves sempre teve em produzir sabores

“Chaves demostrou sempre capacidade de produzir sabores autênticos ligados às tradições”. A garantia foi deixada pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, na sua visita ao evento, no segundo dia da mostra.

Assunção Esteves afirmou ser uma grande fã dos produtos desta região, revelando o apelo interior que sente pela sua terra natal e que a leva a regressar às origens sempre que pode.
A ”genuinidade dos produtos flavienses são a sua grande marca de qualidade”, acrescentou, adiantando que “é necessário mostrar às outras pessoas aquilo que temos de melhor”.