Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Transporte Urbano Transfronteiriço da Eurocidade Chaves-Verín apresentado em Bruxelas

191024 presentacion transporte eurocidadeimg 6241 1 cmz  1  1 1024 2500
11 Novembro 2019


O TUT une as localidades de Chaves e Verín durante os dias de feiras e eventos culturais

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín a convite da Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia vai apresentar no evento “Impulsionar Regiões Transfronteiriças através de um melhor Transporte”, o projeto do Transporte Urbano Transfronteiriço, iniciado em agosto, para cobrir de forma ocasional a rota Chaves-Verin em dias de feira e principais eventos realizados na Eurocidade.

Este evento, que decorrerá no dia 14 de novembro, em Bruxelas, pretende analisar as melhores práticas europeias que impulsionam o transporte transfronteiriço e reúne as autoridades regionais e nacionais responsáveis pela gestão de transportes de 12 países europeus: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Eslovênia, Holanda, Luxemburgo, Polónia, Dinamarca , Suécia, Portugal e Suíça. O AECT Chaves-Verín é a única instituição de âmbito supra-municipal a estar presente.

O agrupamento de municípios transfronteiriços de Chaves-Verín apresentará, ainda, um relatório especializado para tentar viabilizar legalmente as linhas de transporte transfronteiriço que cobrem o território da região de Verin com a da comunidade intermunicipal do Alto Tâmega, no total de 13 municípios (Verin, Laza, Oimbra, Castrelo do Val, Cualedro, Monterrei, Vilardevós, Chaves, Montalegre, Valpaços, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Boticas).

Após viabilidade legal em unir as linhas de transporte entre os dois países, o AECT Chaves-Verín irá procurar um acordo de cooperação entre os órgãos competentes para a promoção do uso do transporte público no território.

Esta ação é desenvolvida no âmbito do projeto EUROCIDADE2020, aprovado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, com cofinanciamento FEDER.