Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Recriação da Lenda de São Martinho dinamiza a Madalena

Sao martinho 2019 v02 1 1024 2500
06 Novembro 2019

De 9 a 11 de novembro a Madalena oferece festa rija, história e muita tradição

A “Lenda de São Martinho, recriação de evento cultural romano” foi a proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2018, da Componente Promoção e Dinamização - Projetos de Âmbito Cultural e Desportivo. Por vontade expressa dos flavienses que participaram no OP, o Município de Chaves, em colaboração com a Junta de Freguesia da Madalena e Samaiões, darão corpo a esta ideia vencedora nos próximos dia 9, 10 e 11 de novembro.

Dinamizar o centro histórico da Madalena com um evento marcante e de grande dimensão é o objetivo da recriação histórica da Lenda de São Martinho, a realizar no núcleo histórico da Madalena.

Este evento, resulta da proposta vencedora apresentada pelo proponente João Manuel Almeida Pinto, a qual prevê um cartaz cultural diversificado assente na recriação da “Lenda de São Martinho”. Durante três dias será possível regressar à época romana para festejar de forma tradicional esta festa, com uma feira de produtos regionais, um roteiro gastronómico que inclui 15 “Tascas” e restaurantes aderentes, onde se poderá degustar pratos regionais e petiscos, animação de rua e espetáculos de música e dança.

A animação de rua contempla Estátuas Humanas, Trupe Cómica, Lutas de Varapaus e Espadas, Malabarismos, música, espetáculos de fogo e arruadas. No sábado, dia 9, pelas 21h30, haverá um grande concerto pelo Grupo “7 SAIAS” e um magusto popular, que se realizará num palco tenda, preparado para fazer face a possíveis condições climatéricas adversas.

A encenação da Lenda de São Martinho subirá ao palco, no dia 10, pelo Teatro Experimental Flaviense. Serão ainda realizados espetáculos de folclore com ranchos do concelho e espetáculos pirotécnicos ao final da noite. Também serão recriados dois magustos diários com oferta de castanhas assadas e jeropiga a todos os participantes.

CARTAZ-PROGRAMA-01