Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Centro Cívico e PSP de Chaves promovem segurança sénior com sessão de informação

11 Outubro 2019

O Centro Cívico de Chaves tem vindo a desenvolver atividades junto da população sénior inseridas no âmbito dos objetivos propostos pelo Programa de Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025.

Assumindo um papel ativo na dinamização de medidas na área da Promoção de Estilos de Vida Saudável e Vigilância da Saúde, assim como, na criação de ambientes físicos que garantam a segurança, identificação, sinalização e suporte em situação de vulnerabilidade, conta com o apoio de várias entidades para, em colaboração, valorizar as atividades desenvolvidas.

A PSP de Chaves, como entidade parceira da Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas, já promoveu no Centro Cívico uma sessão de informação sob o lema” Ajudar a prevenir e a evitar Situações de Risco”, onde estiveram presentes cerca de 70 utentes deste equipamento social. O objetivo desta ação foi esclarecer e informar para prevenir, numa estratégia interventiva de proximidade.

A temática dos idosos, concretamente os riscos que lhe estão associados, dado a vulnerabilidade que torna a população idosa propensa à vitimização por crimes contra o património (roubo, burla, extorsão), contra a liberdade pessoal (ameaça, coação, sequestro) e contra a integridade física (ofensas à integridade física, violência doméstica, maus-tratos), associado a outros fatores de risco como o isolamento, conjeturas de abandono e a consequente decadência das condições de vida, foram os temas abordados nesta sessão.

A solidão representa atualmente um dos problemas mais frequentes da sociedade, sobretudo ao nível das pessoas idosas. Este fator, associado a outros como doenças, incapacidade/limitações físicas e às fracas condições financeiras, constituem situações de risco, que se pretende contrariar através de ações que permitam criar atitudes dinâmicas de convívio, incentivando a solidariedade social, cooperativismo e respeito através de uma construção social de envelhecimento ativo e saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

img_5030__medium_
img_5055__medium_
20191001_171355__medium_
dia_do_idoso_4__medium_