Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Programa “Termalismo Saudável 2015” alargado, pela primeira vez, aos cidadãos da Eurocidade

12 Fevereiro 2015
A sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT (antigo posto fronteiriço de Feces de Abaixo) acolheu, no passado dia 6 de fevereiro, a assinatura do protocolo de cooperação no âmbito do termalismo entre o AECT Chaves-Verín e a Deputación de Ourense, a cargo do Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial e alcalde de Verín, Juan Manuel Jiménez Morán, e o Presidente da Deputación de Ourense, José Manuel Baltar Blanco.

A assinatura deste protocolo, no qual esteve também presente o Vereador da autarquia flaviense, Paulo Alves, permitirá que os residentes de Chaves acedam a este programa de termalismo social da província de Ourense nas mesmas condições que os residentes da província de Ourense. Um pedido realizado através do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín, e, em concreto, pelo próprio Diretor do mesmo, Juan Manuel Jiménez Morán, que negociou as bases deste convénio de colaboração e cooperação com a área de bem-estar social da Deputación de Ourense, com a finalidade de ampliar os benefícios associados ao termalismo a todo o território da Eurocidade (em particular a Chaves).

O programa de “Termalismo Saudável 2015” é uma iniciativa promovida pela Deputación de Ourense, que tem como objetivo dar a conhecer o termalismo e o potencial que este recurso de lazer e saúde tem na província de Ourense. Esta iniciativa forma parte do plano 'Ourense, província termal' realizado conjuntamente com a Junta da Galiza, com a finalidade de revalorizar a riqueza termal e promover um dos setores económicos estratégicos do território. “Conscientes de que o turismo termal é um dos baluartes do nosso território, o Plano Termal de Ourense constitui para nós uma ajuda e documento estratégico para o nosso termalismo nos próximos anos”, sublinhou Juan Manuel Jiménez.

Uma das novidades do programa deste ano é que poderão inscrever-se todos os residentes no território da Eurocidade e, deste modo, permitir o acesso ao programa a todos os cidadãos não só de Verín, mas também de Chaves, com os mesmos benefícios e descontos que o resto dos residentes na província de Ourense. A acreditação da residência será feita através do cartão do Eurocidadão. Esta identidade é coerente com o anúncio do conceito das eurocidades europeias, que Ourense tem a sorte de ter representada na Eurocidade Chaves-Verín, uma entidade jurídica que facilita o reconhecimento da dimensão transfronteiriça como ferramenta para aproveitar as oportunidades que esta situação de privilégio geográfico concede aos residentes em ambos lados da fronteira para que possam beneficiar das iniciativas, neste caso sociais, desenvolvidas a partir da Deputación de Ourense.

Além disso, estabelece-se a possibilidade de incluir “Chaves: Termas & Spa” neste programa, permitindo o acesso aos residentes da toda a província de Ourense nas condições que o programa vier a estabelecer. Por último, será constituída uma Comissão de Controlo e Seguimento da implementação do programa no território da Eurocidade Chaves-Verín composta por técnicos dos dois municípios.

Estâncias e tratamentos do programa “Termalismo Saudável 2015”

A Junta do Governo da instituição provincial aprovou as bases reguladoras do concurso para a concessão de ajudas para o incremento do termalismo saudável e da cultura termal, tendo como finalidade o fomento do lazer saudável nas instalações balneares da província.

O programa deste ano contempla estâncias balneares financiadas nos balneários da província de Ourense de 6 dias de duração (5 noites), de segunda-feira a sábado (em regime de quarto duplo, que inclui pensão completa, dez técnicas balneares, consulta médica dos beneficiários à sua chegada e programa de animação social). Uma segunda modalidade de estância inclui uma viajem de comboio: neste programa, para além do acesso à subvenção como na anterior, os beneficiários podem obter bilhetes de comboio (ida e volta) a partir de alguma das "Estações Termais" que participam no programa, recolhidas no protocolo subscrito entre a Deputación de Ourense e a Renfe e, se é o caso, até à estação de Ourense. Por sua vez, os balneários proporcionam serviços como deslocações (ida e volta) a partir da estação de Ourense até aos balneários selecionados e rotas culturais.