Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Cidade romana de Aquae Flaviae viveu momentos mágicos e mitológicos alusivos aos afetos

19 Fevereiro 2015
O evento “Aquae Amor - Chaves Romana”, que o Município de Chaves realizou no passado dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, superou todas as expetativas da organização. Ao longo do dia, a cidade romana de Aquae Flaviae viveu diversos momentos mágicos e mitológicos alusivos aos afetos.
 
A iniciativa teve início com um participado Desfile Galaico-Romano, pelas principais artérias da cidade, com figurantes trajados a rigor - entre eles o autarca flaviense e restantes Vereadores - todos eles acarinhados pelo Panteão dos Deuses, composto pelas Deusas Vénus, Juno e o seu Pavão, Diana, bem como pelos Deuses Cupido, Júpiter e Mercúrio.
 
O Desfile terminou na Alameda do Tabolado, junto às poldras do Rio Tâmega, onde foi inaugurada a escultura “Aquae Amor”, materializando assim o simbolismo do amor e do compromisso. Esta estrutura permite que os enamorados coloquem ali os “cadeados do amor”, eternizando os seus sentimentos e afetos A ideia da estátua surgiu devido à necessidade de preservação da Ponte Romana de Chaves, património histórico da cidade, oferecendo assim uma alternativa aos amantes desta prática, que já usavam a Ponte de Trajano (ex libris da cidade) para ali prenderem os seus cadeados. 
 
Tratou-se de uma cerimónia com muita música, danças e acrobacias para os enamorados, que ali quiserem fazer as suas juras nos “cadeados do amor”, tendo estas ficado apadrinhadas pelo poeta Miguel Torga, através do poema “Amor”.
 
O primeiro a colocar o cadeado na escultura foi o Presidente da Câmara, seguindo-se os vencedores do concurso “Só tu tens a chave do meu coração” e demais participantes. Após a colocação dos cadeados, essas manifestações de amor foram “seladas” na Fonte do Povo, onde os presentes beberam a água ao som da declamação de poesia.
 
À noite, a festa continuou no Jardim do Bacalhau, com um espetáculo de canto lírico e bailado, bem como no Pavilhão Expoflávia, que encheu, tendo os presentes assistido a um espetáculo de luz, fogo, dança, ninfas acrobatas, deusas luminosas, violinista trapezista, que complementaram uma noite de enamorados, ao som do Fado e da Tuna Feminina da UTAD. O evento culminou com um espetáculo de fogo no exterior do local. 

Câmara promove animação nos sábados 14

O Município de Chaves vai promover todos os sábados que coincidam com o dia 14, atividades diversas, sob um determinado mote, com o intuito de dinamizar a cidade e o concelho, também numa lógica de oferecer animação a quem passa pela cidade nesses fins-de-semana. 

A próxima iniciativa terá lugar já a 14 de março, no Pavilhão Expoflávia, subordinada ao tema “Aquae Vitae”.

  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem