Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Dia do Pastor assinalado no Mercado de Gado de Chaves

Img 1730 1 1024 2500
12 Junho 2019

Perto de uma centena de pessoas participaram, no passado dia 10, na segunda edição no Dia do Pastor, um encontro organizado pela Associação dos Agricultores e Pastores do Norte, com o apoio do Município de Chaves.

O evento contou com a exposição de ovelhas da raça Churra Galega Bragançana, presentes a concurso, para eleger os melhores exemplares, e um almoço convívio que se prolongou pela tarde em ambiente de festa.

Com o objetivo de promover e valorizar os pastores da região, esta iniciativa pretende, segundo um dos representantes da Associação, Daniel Serralheiro, “despertar consciências para a dura vida desta gente, que trabalha de sol a sol, sujeita às adversidades do clima”.

O Dia do Pastor, assinalado no Mercado de Gado de Chaves, foi ainda aproveitado pela Vereadora da autarquia, Paula Chaves, para recordar aos produtores pecuários que se encontra a decorrer, até ao fim de junho, a fase de candidatura do apoio financeiro destinado ao fomento da produção animal.

Segundo Paula Chaves, “a autarquia considera este setor fundamental para a vitalidade do nosso mundo rural, pelo que é essencial continuar a apoiar aquilo que é nosso e o que de melhor tem a região, rejuvenescendo esta atividade”. Paula Chaves recordou que em 2018 o Município atribuiu apoio financeiro a mais de 200 pastores locais, que em conjunto representam mais de 15000 ovinos e caprinos. A edil reforçou “a importância de colaborar no apoio a atividades desta natureza, promovendo uma atividade que permite não só a criação de riqueza, mas também, de postos de trabalho, gerando as condições necessárias para a fixação das pessoas no nosso território”.

image title
image title