Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Chaves ganha frente riberinha requalificada

Foto margem rio 1 1024 2500
11 Junho 2019

Arrancam hoje, dia 11 de junho, as obras de Qualificação do Espaço Público da Margem Direita do Rio Tâmega, entre o Jardim do Tabolado e a Ponte de São Roque (PARU 2.7). A empreitada está orçada em cerca de 900 mil euros, prevendo-se a sua execução no prazo de um ano.

A obra prevê a requalificação da margem direita do rio Tâmega, no sentido de dinamizar a relação entre o centro histórico, o rio Tâmega e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. A área de intervenção é composta por um conjunto de espaços largos, ruas e canelhas, num total de 13.644m2 de área de pavimentos a tratar.

A intervenção centra-se numa clarificação do desenho urbano, que permita resolver as questões relacionadas com a organização e limitação da circulação e estacionamento automóvel, privilegiando os percursos pedonais, tirando partido da relação do espaço público com o rio Tâmega.

Recorde-se que esta obra, localizada na Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Chaves, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% por fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (NORTE 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL 2020.

Barra_feder_ESCOLAS