Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Chaves ganha frente riberinha requalificada

11 Junho 2019

Arrancam hoje, dia 11 de junho, as obras de Qualificação do Espaço Público da Margem Direita do Rio Tâmega, entre o Jardim do Tabolado e a Ponte de São Roque (PARU 2.7). A empreitada está orçada em cerca de 900 mil euros, prevendo-se a sua execução no prazo de um ano.

A obra prevê a requalificação da margem direita do rio Tâmega, no sentido de dinamizar a relação entre o centro histórico, o rio Tâmega e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. A área de intervenção é composta por um conjunto de espaços largos, ruas e canelhas, num total de 13.644m2 de área de pavimentos a tratar.

A intervenção centra-se numa clarificação do desenho urbano, que permita resolver as questões relacionadas com a organização e limitação da circulação e estacionamento automóvel, privilegiando os percursos pedonais, tirando partido da relação do espaço público com o rio Tâmega.

Recorde-se que esta obra, localizada na Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Chaves, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% por fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (NORTE 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL 2020.

Barra_feder_ESCOLAS