Passar para o Conteúdo Principal
Município de Chaves (voltar à página inicial)
pesquisar
Inicial

«TIKI» revela a singularidade escultórica de Jorge Espanha em mostra expositiva

29 Outubro 2026

Ao trabalhar um material industrial como o aço, conferindo-lhe formas inspiradas em figuras ancestrais, Jorge Espanha estabelece um diálogo entre a memória espiritual e a modernidade urbana. Este é o mote da próxima exposição do artista, que poderá ser apreciada na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, durante o mês de novembro.

Inserida no ciclo “Os Nossos Artistas”, a exposição, composta por peças de forte expressividade artística, tem inauguração marcada para a próxima terça-feira, dia 3 de novembro, pelas 17h30.

A mostra apresenta a série «TIKI», um conjunto de esculturas em aço que propõe uma interpretação contemporânea das figuras ancestrais da cultura polinésia, tradicionalmente esculpidas em madeira ou pedra.

Filho de emigrantes portugueses, Jorge dos Reis Espanha nasceu e cresceu em França, onde adquiriu formação em caldeiraria e desenvolveu o domínio das técnicas de trabalho em aço. Escolheu Chaves para residir e encontrou nas suas vivências no Taiti e na cultura da Polinésia Francesa a inspiração para criar a série «TIKI».

A exposição integra o ciclo «Os Nossos Artistas», uma iniciativa municipal que pretende valorizar os criadores ligados ao concelho e à região, promover a diversidade artística e aproximar a comunidade das diferentes expressões culturais.

Conteúdo atualizado em30 de outubro de 2026às 12:37
Voltar ao topo da página