Rota Termal e da Água apresentada em Congresso Internacional de Turismo Termal
A Eurocidade Chaves-Verín integrou o Congresso Internacional de Turismo Termal, evento realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Nancy, França.
Com organização pela Associação Europeia de Cidades Termais Históricas – EHTTA e apoio da Organização Mundial de Turismo, este certame tem como objetivo valorizar o património termal potenciando esta atividade como um instrumento de desenvolvimento sustentável.
A participação efetuada incidiu na temática do património termal em regiões transfronteiriças como laboratório de políticas europeias a favor da indústria termal. Para além da apresentação deste território e dos seus recursos termais, foi possível promover o trabalho realizado nesta área específica. Foi apresentada a Rota Termal e da Água que percorre a Eurocidade através de seis fontes do território (Fonte do Sapo, Fontenova, Sousas, Cabreiroá, Termas de Chaves e Vidago). A apresentação cativou o interesse do público pelo seu caráter inovador e transfronteiriço.
Participaram neste congresso vários especialistas e profissionais de turismo, oriundos da Europa, América e Ásia.
O Turismo Termal é uma ferramenta poderosa que contribui para a salvaguarda do património termal mundial (natural, cultural e imaterial) de forma a proporcionar benefícios socioeconómicos, incluindo a dinamização das zonas rurais e a criação de oportunidades estáveis de emprego.
![]()
- Águas Frias
- Anelhe
- Bustelo
- Calvão e Soutelinho da Raia
- Cimo de Vila da Castanheira
- Curalha
- Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
- Ervededo
- Faiões
- Lama de Arcos
- Loivos e Póvoa de Agrações
- Madalena e Samaiões
- Mairos
- Moreiras
- Nogueira da Montanha
- Oura
- Outeiro Seco
- Paradela de Monforte
- Planalto de Monforte
- Redondelo
- Sanfins
- Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
- Santa Leocádia
- Santa Maria Maior
- Santo António de Monforte
- Santo Estêvão
- São Pedro de Agostém
- São Vicente da Raia
- Soutelo e Seara Velha
- Travancas e Roriz
- Tronco
- Vale de Anta
- Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras
- Vilar de Nantes
- Vilarelho da Raia
- Vilas Boas
- Vila Verde da Raia
- Vilela Seca
- Vilela do Tâmega




