Município apresenta projeto de Regularização Fluvial para o Tâmega
Os trabalhos vão iniciar na primeira semana de agosto
O Município de Chaves apresentou ontem, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o projeto de Regularização Fluvial do Tâmega, com o início imediato da empreitada de “Estabelecimento de conectividade entre as lagoas (a montante da cidade de Chaves) e o rio Tâmega e requalificação das suas margens com vista à minimização do risco de inundação”. A conclusão da obra, orçada em 268.743,69€, está prevista para o final do próximo mês de outubro.
Com o objetivo de informar a população, particularmente os presidentes das juntas de freguesia sobre como será executado este projeto, o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, assumiu a importância desta intervenção na melhoria substancial da relação que os flavienses têm com o Rio Tâmega e as lagoas adjacentes. Referiu ainda que, “os trabalhos a executar, permitirão a regularização do escoamento fluvial, possibilitando a restituição gradual de caudais em situações de cheia, melhorando substancialmente todo o funcionamento da zona ribeirinha”.
O troço a recuperar compreende 70 pontos de intervenção numa extensão de aproximadamente 16km, nas duas margens do rio, sobretudo em zonas afetadas pelas cheias. As intervenções planeadas contemplam trabalhos de modelação de margens, limpeza de materiais depositados no leito, controlo de vegetação exótica invasora, conservação, corte e limpeza da vegetação, ações de limpeza de resíduos e de condução de vegetação, plantações e estacaria.
As ações ao longo do rio vão incidir nas freguesias de Vila Verde da Raia, Santo Estêvão, Outeiro Seco, Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, Santa Maria Maior, Madalena e Samaiões, São Pedro de Agostém, Vale de Anta e Curalha.
Esta obra financiada enquadra-se no Plano de Gestão do Risco de Inundações, no âmbito do Plano Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
![]()
- Águas Frias
- Anelhe
- Bustelo
- Calvão e Soutelinho da Raia
- Cimo de Vila da Castanheira
- Curalha
- Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
- Ervededo
- Faiões
- Lama de Arcos
- Loivos e Póvoa de Agrações
- Madalena e Samaiões
- Mairos
- Moreiras
- Nogueira da Montanha
- Oura
- Outeiro Seco
- Paradela de Monforte
- Planalto de Monforte
- Redondelo
- Sanfins
- Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
- Santa Leocádia
- Santa Maria Maior
- Santo António de Monforte
- Santo Estêvão
- São Pedro de Agostém
- São Vicente da Raia
- Soutelo e Seara Velha
- Travancas e Roriz
- Tronco
- Vale de Anta
- Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras
- Vilar de Nantes
- Vilarelho da Raia
- Vilas Boas
- Vila Verde da Raia
- Vilela Seca
- Vilela do Tâmega




