Contagem decrescente para mais uma edição de “Sabores de Chaves”
Tem início na sexta-feira a 14ª edição de “Sabores de Chaves”, uma mostra de promoção dos sabores típicos flavienses, através da exposição, venda e degustação dos diferentes produtos locais. O fumeiro é o ex-libris do certame, ao qual se associam o presunto, o Pastel e o Folar de Chaves, o pão centeio, os vinhos, o mel e as compotas.
Até domingo, o Pavilhão Municipal de Chaves reúne o “saber fazer ancestral” das gentes locais, ao qual se associam a animação de grupos de danças e cantares regionais locais, as tasquinhas para degustação da gastronomia local, bem como demonstrações culinárias todos os dias.
A edição deste ano conta com a participação de 57 expositores de venda de produtos alimentares, enchidos e artesanato, distribuídos por 77 stands.
Durante os três dias de evento, os restaurantes flaviense, que aderiram aos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovidos pela entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com o município, terão na sua ementa os pratos mais típicos, com destaque para o naco de vitela. Uma tripla combinação - feira, gastronomia e animação - que visa atrair os visitantes, convidando-os a desfrutar de todo o concelho, rico em património, história, cultura, estâncias termais e natureza.
Este ano, o evento conta com três momentos de showcooking, um deles com a participação do conhecido Chefe Cordeiro, no sábado à tarde, pelas 15h30. Este Chefe, reconhecido pela participação em programas de televisão e distinguido com 2 estrelas Michelin, os óscares da gastronomia mundial, propõe-se a apresentar 2 pratos confecionados com os produtos flavienses.
Na sexta-feira à tarde, pelas 16h00, terá lugar o primeiro showcooking, com a participação do nutricionista Filipe Ferreira, que alia a uma correta alimentação, o benefício do uso de produtos de base tradicional e produção local. No domingo, será a vez da Escola Profissional de Chaves exibir as suas propostas gastronómicas, pelas 15h30, com a participação do Chefe Vítor Cunha e os seus alunos.
Sangre Ibérico e Evil Mary em concerto
A organização associa ao evento um cartaz de animação com dois concertos. Na sexta-feira, sobe ao palco do Pavilhão Municipal o grupo Evil Mary e no sábado, no Pavilhão Expoflávia, o grupo Sangre Ibérico, ambos pelas 22h00. A entrada é gratuita.
O evento Sabores de Chaves é organizado pelo Município de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.
![]()
![]()
- Águas Frias
- Anelhe
- Bustelo
- Calvão e Soutelinho da Raia
- Cimo de Vila da Castanheira
- Curalha
- Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
- Ervededo
- Faiões
- Lama de Arcos
- Loivos e Póvoa de Agrações
- Madalena e Samaiões
- Mairos
- Moreiras
- Nogueira da Montanha
- Oura
- Outeiro Seco
- Paradela de Monforte
- Planalto de Monforte
- Redondelo
- Sanfins
- Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
- Santa Leocádia
- Santa Maria Maior
- Santo António de Monforte
- Santo Estêvão
- São Pedro de Agostém
- São Vicente da Raia
- Soutelo e Seara Velha
- Travancas e Roriz
- Tronco
- Vale de Anta
- Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras
- Vilar de Nantes
- Vilarelho da Raia
- Vilas Boas
- Vila Verde da Raia
- Vilela Seca
- Vilela do Tâmega




