“Cantar as Janeiras” evoca vivências e emoções em convívio intergeracional
Num exercício de partilha de memórias entre crianças e seniores, a Biblioteca Municipal acolheu, na passada quinta-feira, mais um encontro do projeto "Conversas com Memória", desta vez subordinado à temática subordinada do "Cantar das Janeiras". A sessão foi dinamizada no âmbito da Casa do Conhecimento de Chaves, em articulação com a equipa da CLDS e partilhada via zoom com a Rede de Casas do Conhecimento.
A iniciativa contou com mais de meia centena de participantes, entre os quais 10 seniores da Associação Cultural Flaviense - Grupo Amizade e 40 crianças do 1º ciclo do Jardim-Escola João de Deus, juntando ainda mais de uma dezena de seniores da Flavicórdia que acompanharam o evento à distância, via zoom. Num ambiente marcado pela partilha de memórias, tradições, práticas e cantares associados ao Cantar das Janeiras, a sessão proporcionou um enriquecedor e animado convívio intergeracional.
O projeto “Conversas com Memória” assume-se como uma proposta de dinamização da leitura, oficinas de escrita criativa, leituras de histórias, entre outras atividades, promovendo uma viagem no tempo até aos serões familiares marcados pela conversa, e onde se contavam muitas histórias, lendas, lengalengas, contos, cantigas, entre outros.
Este encontro mensal, que envolve a participação de IPSS, Centros de Dia, Universidade Rotary de Chaves e Associações Culturais e Recreativas do concelho, integra igualmente o Projeto CLDS, apoiado pelo programa Pessoas 2030, através do Fundo Social Europeu+, no âmbito do Programa PORTUGAL 2030, financiado pela União Europeia – “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.




