Campanha “Laço Azul” na prevenção dos maus-tratos infantis
O Município de Chaves volta a associar-se ao mês internacional da prevenção dos maus-tratos na infância, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Chaves – CPCJ, que dinamizou a campanha “Laço Azul”, com o objetivo de sensibilizar toda a população para a responsabilidade coletiva na proteção dos direitos das crianças.
Este ano sob o mote “A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça”, a Campanha fica marcada pela colocação de laços e adornos azuis em alguns edifícios públicos da cidade, como simbolismo de lesões e hematomas nos mais jovens.
Os maus tratos na infância são um problema importante de saúde pública, que afeta tanto as crianças, como toda a sociedade, podendo originar nas vítimas problemas psicológicos, emocionais, comportamentais, sociais e académicos.
A Campanha “Laço Azul” iniciou-se, em 1989, nos Estados Unidos, com a homenagem de uma avó ao seu neto. Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história trágica que Bonnie contou à comunidade, após ter provocado bastante curiosidade, remetia para os maus tratos à sua neta, maus tratos esses que já tinham ocasionado o falecimento do seu neto, brutalmente espancado pela mãe e respetivo namorado.
Este acontecimento expandiu-se pelo mundo e, atualmente, continua a ser promovido com ações de sensibilização em memória daqueles que morreram, resultado de abusos infantis, apoiando ainda as famílias e fortalecendo as comunidades nos esforços necessários para prevenir a negligência.
As atividades a realizar no âmbito da respetiva problemática, são propostas pela CNPDPCJ -Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
![]()
- Águas Frias
- Anelhe
- Bustelo
- Calvão e Soutelinho da Raia
- Cimo de Vila da Castanheira
- Curalha
- Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
- Ervededo
- Faiões
- Lama de Arcos
- Loivos e Póvoa de Agrações
- Madalena e Samaiões
- Mairos
- Moreiras
- Nogueira da Montanha
- Oura
- Outeiro Seco
- Paradela de Monforte
- Planalto de Monforte
- Redondelo
- Sanfins
- Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
- Santa Leocádia
- Santa Maria Maior
- Santo António de Monforte
- Santo Estêvão
- São Pedro de Agostém
- São Vicente da Raia
- Soutelo e Seara Velha
- Travancas e Roriz
- Tronco
- Vale de Anta
- Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras
- Vilar de Nantes
- Vilarelho da Raia
- Vilas Boas
- Vila Verde da Raia
- Vilela Seca
- Vilela do Tâmega




